Voltar para a tela anterior.

Mauro Pereira reivindica redutores de velocidade na Rota do Sol

Na manhã desta quinta-feira, vereador esteve novamente em reunião com membros do Daer/RS


O vereador Mauro Pereira/PMDB ocupou a tribuna, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (02/05), para prestar um esclarecimento geral sobre o que tem sido feito até agora pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação. O parlamentar focou no trabalho desenvolvido para solucionar os problemas e reduzir a ocorrência de acidentes na Rota do Sol (RSC-453).

Mauro evidenciou que, desde o dia 13 de abril, já foram realizadas quatro reuniões com representantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS) e outras autoridades. A primeira, que ocorreu em 13 de abril, contou com a apresentação de problemas em 13 acessos à rodovia. No dia 21 do mesmo mês, novamente foram recebidos técnicos do Daer e, há uma semana, houve outro encontro que trouxe um levantamento mostrando ponto a ponto o número de acidentes nos últimos anos. Em alguns dos trechos, de acordo com Mauro, chegavam a constar mais de 50 acidentes, muitos com mortes.

A quarta reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, com a presença do secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias, Zulmir Baroni Filho, do diretor de infraestrutura do Estado, José Luiz Barbosa, e de representantes do Daer/RS. Para o vereador, esse assunto também recebe respaldo da imprensa falada e escrita, que vem cobrando atitudes do setor público.

Mauro pediu ao Daer/RS uma ação rápida para conter os acidentes e mortes. Na sua opinião, o departamento teve humildade ao mostrar suas carências com pessoal e com recursos.  "Essa transparência foi a maior conquista do encontro", avaliou o peemedebista. Apesar de a rodovia estar sob o gerenciamento do Daer/RS, Mauro acredita que o município quer salvar vidas com ações simples, como a colocação de quebra-molas. "É importante que o Daer/RS indique em que o município pode ajudar", afirmou.

Para o vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, o Daer/RS tentou passar a responsabilidade à prefeitura. "Querem que o município pague tudo novamente. Isso não é parceria, mas sim entregar responsabilidades que não são nossas", afirmou o peemedebista. O parlamentar ainda expôs que, enquanto não houver rediscussão do pacto federativo (divisão do bolo tributário entre União, Estados e municípios), não haverá soluções aos problemas.

A participação do poder judiciário nas próximas reuniões foi sugerida pelo vereador Pedro Incerti/PDT. Ele relatou que a população cobra dos vereadores, por isso seria importante fazer com que o Ministério Público cumpra seu papel de responsabilizar os entes envolvidos.

Rafael Bueno/PCdoB lembrou de uma visita realizada ao ex-diretor do Daer/RS, no ano passado, juntamente com a vereadora Denise Pessôa/PT. Na ocasião, ele cobrou que pelo menos uma placa ou uma faixa de segurança fosse colocada na frente de uma escola a fim de evitar acidentes. "Entretanto, após um ano, o pedido ainda não foi atendido", reclamou o vereador.

Finalizando sua fala, Mauro expressou confiança no trabalho que vem sendo realizado pelo secretário Zulmir Baroni. Para ele, é necessário confiar, mas também cobrar de todos os responsáveis.

Além do presidente Mauro Pereira/PMDB, integram a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação os vereadores Edi Carlos/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Gustavo Toigo/PDT e Neri Andrade/DEM (Neri, O Carteiro).

02/05/2013 - 20:35
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo