Voltar para a tela anterior.

Segurança e melhorias no transporte coletivo são reivindicadas na região Norte

A primeira edição do Câmara Vai aos Bairros 2013 atraiu 150 pessoas


Carências em segurança pública e no transporte coletivo predominaram as reivindicações da primeira edição do Câmara Vai aos Bairros 2013, realizada na noite desta segunda-feira (29/04), no centro comunitário do Bairro Belo Horizonte. Entre as 150 pessoas, de 34 bairros e loteamentos do Norte de Caxias do Sul, Fernanda Pereira, do Colina do Sol, relatou que, por medo, taxistas e serviços de telentrega vêm deixando de atender à região, sobretudo, à noite.

O presidente do Legislativo caxiense, vereador Edson da Rosa, afirmou que encaminhará às solicitações aos órgãos competentes. Ao longo deste ano, ocorrerão mais cinco edições do projeto. A previsão é ainda abranger as regiões Sul, Leste e Oeste, além do Interior e do meio universitário.

Marlene Carneiro de Jesus observou que a insegurança, no Vitório Trez, poderia ser atenuada por meio da construção de uma área de lazer. "As crianças ficam em meio ao movimento da rua, correndo riscos", disse. Ela também informou que a linha de ônibus que contempla a localidade só funciona até as 20h. As mesmas dificuldades foram acusadas por Jairo Gomes, do Belo Horizonte, Sebastião Moraes, do Portal da Maestra, e Elisangela Ribas, do Altos da Maestra. A última apontou ineficiência nos trabalhos de correios.

Além da própria insistência por mais policiamento, Claudiomiro Paim dos Reis, do Garbin, propôs aos vereadores a criação de uma lei, para viabilizar a internação compulsória de dependentes químicos, a fim de diminuir os efeitos do tráfico de drogas. Ele acompanhou o coro comum pela precariedade do transporte coletivo.

Outras solicitações ficaram por conta de se fazer a água chegar à caixa do Altos da Maestra, como enfatizou Silvestre Pedroso, do Garbin. Valmor dos Santos, do Santa Fé, insistiu na urgência de correção, nos acessos de Caxias do Sul à Rota do Sol (RSC-453). Afirmou ter contabilizado mais de 120 acidentes, além de mortes.

Na sequência, Lauro Alves, do Jardim Embaixador, reclamou que os boletos das contas de luz têm chegado em períodos muito próximos das datas de vencimento. Sugeriu que o poder público criasse um fundo social para que construtoras depositassem recursos. A seu ver, a verba poderia viabilizar, por exemplo, escolas. Maria Cardoso Machado, do Veneza, pediu escola infantil e maior agilidade na execução das obras do orçamento comunitário.

Estes foram os 34 bairros e loteamentos contemplados nesta edição: Belo Horizonte, Canyon, Centenário I, Centenário II, Condomínio Nossa Senhora do Rosário, Fátima Baixa, Garbin, Interlagos, Jardim Embaixador, Jardim Esmeralda, Linha 40, Loteamento Altos da Maestra, Loteamento Brandalise, Loteamento Caxias, Loteamento Colina do Sol, Loteamento Jardim das Torres, Loteamento Millenium, Loteamento Morada dos Alpes, Loteamento Parque Alvorada, Loteamento Parque dos Vinhedos, Loteamento Portal da Maestra, Loteamento São Bernardo e Franzói, Moinhos de Vento, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rosário, Parque Oásis, Pioneiro, Pôr-do-Sol, Rota do Sol, Santa Fé, Santo Antônio, São Luiz, Veneza, Vila Ipê.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

Além do presidente Edson da Rosa, integram a Câmara Municipal de Caxias do Sul os vereadores Arlindo Bandeira, Clair Girardi (Kiko), Daniel Guerra, Denise Pessôa, Edi Carlos, Felipe Gremelmaier, Flávio Cassina, Flávio Dias, Guila Sebben, Gustavo Toigo, Henrique Silva, Jaison Barbosa, Jó Arse, João Carlos Virgili Costa, Mauro Pereira, Neri Pereira (Neri, O Carteiro), Pedro Incerti, Rafael Bueno, Raimundo Bampi, Renato Nunes, Rodrigo Beltrão e Zoraido Silva.

29/04/2013 - 22:20
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo