Voltar para a tela anterior.

Projeto de Lei visa a instituir o Dia do Vizinho em Caxias do Sul

Vereador Mauro Pereira acredita que aproximação resulta em melhor qualidade de vida


 

Um dia especialmente dedicado para conversar, contar histórias, aparar arestas, agradecer, planejar ações conjuntas, emtre outras atividades. Foi com essa intenção que o vereador Mauro Pereira (PMDB) protocolou ontem (dia 24) na Câmara Municipal um projeto de Lei que institui o Dia do Vizinho no Município de Caxias do Sul.

Confira as principais considerações feitas pelo parlamentar para justificar o projeto.

1-
Temos vivido dias de muita insegurança. Pensamos muito em instalação de câmaras de vídeo, guaritas, seguranças particulares, carros blindados e outras coisas do gênero. Com essas preocupações que nos acompanham, cada vez menos conhecemos ou temos tempo de conhecer os nossos vizinhos. Por outro lado, muitas vezes precisamos contar com essas pessoas, justamente pela proximidade. É bom lembrar que quando viajamos é para o vizinho de porta que pedimos para dar uma espiada em quaisquer movimentos estranhos. Vizinho é muito importante, porque ele que nos socorre na hora de um acidente ou do mal súbito. Nesses momentos, quase sempre estamos sós, longe dos parentes, e é com eles que nos socorremos.

2- No Dia do Vizinho, são várias as sugestões do que pode ser feito, desde um simples abraço ou aperto de mão; rodas de conversa para lembrar o nome da rua; um momento de reflexão (como culto, missa e orações); amigo secreto; atividades recreativas (como gincana, brincadeiras, dança da cadeira, hora do conto, talentos da rua); atividades esportivas (como torneio de futebol, voleibol, bocha, bolão, pingue-pongue, basquete, truco, xadrez e videogame); café da manhã e colonial; almoço coletivo; chá da tarde; roda de chimarrão; concursos de boneca, rei e rainha da rua; vizinho mais antigo, vizinho mais novo; sarau, baile; apresentações artístico-culturais.

3- O Dia do Vizinho visa a estimular a organização da comunidade para celebrar a amizade e o bom convívio entre moradores. O objetivo, entre tantos, é para comemorar a amizade e a boa convivência dos moradores. Também pode ser um momento de as lideranças das ruas participantes discutirem problemas de suas vizinhanças e buscar soluções, estimulando a coletividade.

4- Se conhecermos todos os nossos vizinhos, certamente eles e nós, poderemos nos ajudar em todas as ocasiões: nas horas difíceis e nas alegres, mas principalmente poderão se transformar em nossos olhos quando estivermos fora, em passeios, de férias ou em viagens mais longas. Esta é a melhor forma de prevenir o mal maior e, ao mesmo tempo, aproximar as pessoas e conhecê-las, para quem sabe, formarmos uma grande rede de proteção de nossos bairros.

5- A data escolhida para a comemoração (terceiro sábado de agosto) está justificada pelo fato de se aproximar do Dia Nacional do Vizinho, comemorado em 20 de agosto. A data foi uma homenagem a contista e poetisa brasileira Cora Coralina, que veio ao mundo em 20 de agosto de 1989 e que é tida como a pessoa que teve a ideia de um dia dedicado "àquele que é mais que parente, por ser o primeiro a ficar sabendo das coisas importantes que acontecem na vida da gente".


 

25/04/2013 - 15:09
Gabinete do vereador Mauro Pereira
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo