Voltar para a tela anterior.

Vereador Flavio Cassina defende a criação da região metropolitana envolvendo municípios da Serra

O parlamentar criticou as discussões que estão se travando em torno do nome do aglomerado de cidades da região


Na sessão ordinária desta quinta-feira (18/04), o vereador Flavio Cassina/PTB comentou sobre a proposição de autoria do deputado estadual Vinícius Ribeiro/PDT, que sugere a criação de uma região metropolitana envolvendo 13 municípios da Serra. O projeto, que está em análise nas comissões da Assembleia, tem provocado debates no que se refere ao nome sugerido.

Cassina destacou que, apesar dos benefícios que uma região metropolitana possa trazer, lideranças políticas de cidades vizinhas, como Farroupilha,  não concordam que a região carregue Caxias do Sul no nome. O petebista mencionou que o deputado Vinícius esteve na Câmara de Farroupilha, no final de março. Na oportunidade, o prefeito da cidade teria sugerido que o nome fosse "Região Metropolitana do Vinho ou de Caravaggio". Já a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves indicou como adequada a denominação "Região Metropolitana da Serra Gaúcha".

Cassina enalteceu que não se pode reduzir a importância do projeto ao nome. Segundo ele, o ideal é que ocorra logo essa modificação, para se conseguir os benefícios que uma região metropolitana pode dispor no âmbito federal. O vereador lembrou também que, por causa dessas divergências, projetos importantes como o novo aeroporto estão ficando para trás. "Estamos perdendo tempo", preocupou-se.

O vereador Felipe Gremelmaier/PMDB completou dizendo que cidades como Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo não se sentem incomodadas por fazerem parte da "Grande Porto Alegre" e que levam isso como um benefício.

Durante o grande expediente da sessão de hoje (18/04), o vereador Flávio Cassina/PTB abordou também o problema dos gastos públicos. Mencionou que, quando os governantes gastam dinheiro com algo que será útil a todos, estão agindo corretamente. Mas, quando dão incentivo a atividades específicas para determinadas categorias, de modo que o benefício não se estenda para todos, ou quando criam empresas desnecessárias, além de praticar injustiça, acabam "inchando" o Estado.

Na opinião do parlamentar, "o Estado não pode dar nada a alguém sem que tenha que tirar esse valor de outras pessoas". Nesse contexto, observou que o sistema atual é falho "porque todos querem usufruir de algum benefício, mas ninguém quer pagar a conta".

Para ilustrar sua manifestação, o vereador usou como exemplo a ex-primeira ministra da Inglaterra Margaret Thatcher. De acordo com Cassina, Thatcher conseguiu observar, nos investimentos públicos, que o Estado é formado por uma gigantesca burocracia cujos interesses não coincidem com os do povo.  "É necessário vigiar os governantes, cobrar eficiência e reduzir os seus poderes. Com essa visão, a ex-primeira ministra salvou a Inglaterra do declínio econômico", destacou o vereador.

18/04/2013 - 20:55
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo