Voltar para a tela anterior.

Piquete Sinuelo dos Pampas será homenageado pela Câmara Municipal

Requerimento é de autoria da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo


Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária desta quinta-feira (18/04), o requerimento de autoria da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo (CECTDT), que propõe homenagem aos 50 anos do Piquete de Laço Sinuelo dos Pampas.

Conforme o texto, o grupo foi fundado no dia 23 de abril de 1963. À época, nas dependências da Capela de Água Azul, cerca de 20 moradores da localidade decidiram criar um piquete de laçadores. A ideia teve aprovação da maioria e, então, nasceu o Piquete Índio Guapo, que mais tarde passou a se chamar Sinuelo dos Pampas.

Por votação, Belizário Augusto Soares foi escolhido como patrão. Ernesto Scopel assumiu a função de capataz. Houve a construção de uma cancha para a prática do esporte. Cada participante trouxe algumas cabeças de gado para que a competição pudesse ocorrer.

No ano de 1965, aconteceu a primeira reunião para organizar o evento. Na época, foram convidados dois outros piquetes e ficou combinado que os organizadores iriam oferecer um churrasco de cortesia para as entidades visitantes. Por trás dessas cinco décadas, existe uma história de perseverança, bravura e respeito aos antepassados que viviam da lida de campo, destacam os autores do requerimento.

A comissão lembrou que, atualmente, já existem milhares de entidades tradicionalistas espalhadas pelo mundo, mas o Piquete Sinuelo dos Pampas, em especial, já vem há meio século construindo e preservando a tradição gaúcha. Integram a CECTDT os seguintes vereadores: Daniel Guerra/PSDB, Guila Sebben/PP, Jaison Barbosa/PDT, Jó Arse/PDT (presidente) e Rafael Bueno/PCdoB.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

18/04/2013 - 20:53
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo