Voltar para a tela anterior.

Zoraido retoma o debate sobre furtos e roubos em Caxias

O parlamentar destacou que muitas vítimas não fazem o devido registro policial


O vereador Zoraido Silva/PTB comentou, na sessão ordinária desta quarta-feira (17/04), sobre o problema que Caxias enfrenta com roubos e furtos de carros. De acordo com o parlamentar, em um levantamento realizado em 2010 pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, Caxias atingiu o índice de 8% do total de roubos e furtos. A cidade fica atrás somente de Porto Alegre, que registra 33%.

O petebista mencionou o trabalho da Delegacia de Furtos e Roubos de Caxias do Sul no sentido de diminuir o número de roubos e furtos e falou que as ações têm dado bons resultados. O parlamentar observa que veículos mais velhos são os mais procurados. Segundo Zoraido, na maioria desses casos, o ladrão consegue contato com o proprietário do veículo e se propõe a devolvê-lo em troca de dinheiro. Muitas vezes, isso acontece porque as vítimas não fazem o devido registro policial do roubo do veículo, observa o petebista.

Zoraido lembrou que o município autorizou, através da Câmara Municipal, a cassação do alvará de localização de qualquer empreendimento que esteja vendendo produtos roubados.

O parlamentar citou também que, no período de 1993 a 2008, o número de veículos no Estado dobrou, sendo que a população, no mesmo período, cresceu 15%.

Em complemento à manifestação de Zoraido, o vereador Gustavo Toigo/PDT disse que o percentual de roubo em Caxias é muito alto. Em média, seis carros são subtraídos por dia em Caxias. Desses, quatro são furtados (quando não há a presença da vítima) e dois são roubados (assalto à mão armada, por exemplo).

Gustavo salientou que o proprietário do veículo precisa ter a responsabilidade de estacionar sempre em local iluminado e ficar atento ao movimento da rua. O parlamentar ressaltou a importância do policiamento ostensivo da Brigada Militar, lembrando que, nesta semana, haverá formatura de novos policiais. Na sua opinião, é imprescindível que esses novos PMs permaneçam na cidade.

O vereador Pedro Incerti/PDT comentou que todo crime deve ser registrado na Polícia, por meio de Boletim de Ocorrência (BO). O parlamentar orientou a comunidade a não efetuar qualquer tipo de negociação com delinquentes.

17/04/2013 - 21:15
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo