Voltar para a tela anterior.

Mauro Pereira retoma críticas a problemas da Rota do Sol

Ele relatou vistoria feita na tarde de ontem


Os buracos na Rota do Sol (RSC-453) retornaram para a pauta de discussões, na sessão ordinária desta terça-feira (16/04). O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, vereador Mauro Pereira/PMDB, criticou novamente a situação da estrada.

As condições da Rota do Sol chamaram a atenção dos parlamentares a partir da ida a Cazuza Ferreira, no último domingo, para uma reunião sobre a anexação da localidade e de Juá à cidade de Caxias do Sul. De acordo com Mauro, a Rota é responsável não só por ligar a Serra ao Litoral, símbolo de lazer e descanso, mas também pelo escoamento da safra.

Nesta segunda-feira (15/04), mauro percorreu o trecho entre os quilômetros 147 e 200 da rodovia, no percurso que vai de Caxias a Lajeado Grande, no distrito de São Francisco de Paula. Segundo o vereador, apenas no intervalo analisado foram encontrados 46 buracos. Ele ainda criticou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS), cobrando providências e reclamando a falta de retorno após a audiência realizada com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, no mês de março.

Jaison Barbosa/PDT reiterou os problemas percebidos na Rota do Sol, durante a visita a Cazuza Ferreira no domingo. Falando da audiência sobre a anexação de Cazuza e Juá ao município de Caxias, o vereador se mostrou satisfeito com o encontro realizado no último final de semana e elogiou a presença de diversos vereadores caxienses.

Rodrigo Beltrão/PT, por sua vez, manifestou que esteve nesta terça-feira na Rota do Sol e constatou que a operação tapa-buracos do governo do Estado já está em funcionamento. Para ele, os problemas na Rota não são apenas estruturais, mas também sociais. O parlamentar lembrou as pessoas que vivem em condições desfavoráveis às margens da rodovia e cobrou do governo municipal uma ação de retirada das famílias.  

A BR-116 também entrou na pauta de debates. O vereador Raimundo Bampi/PSB lembrou do impasse em torno da responsabilidade pública sobre a estrada, mas acredita ser possível cobrar melhorias do governo federal. Rafael Bueno/PCdoB também criticou o Daer/RS, manifestando sua indignação com a demora na colocação de uma faixa de pedestres próximo à Escola Estadual Érico Veríssimo. Na sua opinião, os alunos correm perigo grave.

Henrique Silva/PCdoB cumprimentou a atitude de Mauro, lembrando que fiscalizar também é uma das funções do vereador. O comunista concorda que a vigilância não se limite às competências do município, mas se estenda a cobranças ao Estado e à União.

Outro assunto abordado por Mauro Pereira foi o atendimento da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Mauro entende que o atendimento é precário. Conforme ele, 68 municípios são atendidos por apenas dois técnicos. O parlamentar pretende realizar uma audiência com o presidente da entidade para mostrar a importância de uma melhor estrutura em Caxias do Sul, uma vez que a demora na concessão de licenciamentos ambientais prejudica a cidade.

16/04/2013 - 21:28
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo