Voltar para a tela anterior.

Virgili Costa defende projeto do senador gaúcho Paulo Paim

A proposta visa a aumentar beneficio dos trabalhadores aposentados


Quem já recebe aposentadoria, mas continua trabalhando e contribuindo para a Previdência Social pode solicitar o que se convencionou chamar de desaposentadoria, ou seja, incorpora um período maior de contribuição nos rendimentos. Um projeto de lei para regulamentar a questão foi elaborado pelo senador Paulo Paim/PT e aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, em caráter terminativo. A questão recebeu a atenção do vereador Virgili Costa/PDT, na sessão ordinária desta terça-feira (16/04).

De acordo com o parlamentar, a base governista do Partido dos Trabalhadores, através da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), trabalha para obstruir o projeto, exigindo que o documento seja avaliado por outras duas comissões, antes de entrar em votação. "Essa é uma manobra para dificultar o avanço de um projeto que pretende corrigir grande injustiça contra os aposentados", disse.

Virgili exemplificou a situação de trabalhador aposentado desde 2010 e que, hoje, recebe R$ 1.015,00 de benefício. Caso fosse aprovado o projeto, receberia um acréscimo de, aproximadamente, R$ 200,00 nos rendimentos. A medida, segundo ele, beneficiaria mais de 700 mil aposentados, em todo o país.

O vereador Flavio Cassina/PTB, aposentado pelo INSS desde 2000, mostrou solidariedade com o colega pedetista e defendeu, para quem continua trabalhando depois de aposentado, o retorno da contribuição, em forma de pecúlio, após dez anos de contribuição.

O vereador Jaison Barbosa/PDT relatou que vai encaminhar moção de apoio ao ministro do Trabalho, Manoel Dias, por ser um homem que defende o fim do fator previdenciário.

16/04/2013 - 21:23
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo