Voltar para a tela anterior.

Câmara homenageia a Associação Caxiense de Auxílio aos Necessitados

O aniversário de 75 anos da SCAN foi celebrado no dia 13 de abril


A Associação Caxiense de Auxílio aos Necessitados (SCAN) completou 75 anos no último dia 13 de abril. A Câmara Municipal de Caxias do Sul prestou homenagem à entidade pela passagem da data, na sessão ordinária desta terça-feira (16/04). A Scan, que iniciou as atividades na década de 1930, atendendo pessoas de classes menos favorecidas, hoje tem o trabalho focado nos idosos. A proposta de homenagem foi assinada pela bancada do Partido Trabalhista Brasileiro/PTB.

O vereador Zoraido Silva/PTB relatou que o país está atravessando um momento de transição demográfica, caracterizado pelo aumento da população idosa. Segundo o parlamentar, esse indicativo está diretamente ligado ao avanço nos tratamentos de saúde e da conscientização progressiva de que o idoso é um dos principais agentes de transformação da sociedade. Diante disso, alertou as autoridades para fazer uma reflexão sobre as políticas públicas para idosos. Segundo o parlamentar, é oportuno homenagear uma entidade que faz um trabalho voltado ao bem-estar de uma classe que contribui muito para o crescimento da sociedade caxiense. E, por se tratar de um trabalho sério e exemplar, deve ser seguido por outras instituições, sugere. "Não é um desprestígio fazer uma trabalho nessa mesma linha, copiar não é ofensa, quando o serviço prestado traz o bem-estar para o cidadão e para comunidade", afirmou o petebista.

A presidente da Scan, Janice Acker, fez um breve histórico e lembrou que a entidade iniciou com um grupo de jovens prestando auxílio às pessoas carentes. No primeiro ano de atividades, em 1938, a comunidade caxiense começava a absorver mão de obra do interior. Iniciava, naquela época, o crescimento desordenado e surgiam os primeiros cinturões de pobreza. O grupo de fundadores observou que era preciso criar uma entidade voltada para atender aos mais necessitados. Eles, então, realizaram um levantamento para identificar pessoas carentes. A partir disso, buscaram apoio do poder público e promoveram campanhas beneficentes, até que fundarem a Scan, no dia 13 de abril.

Com o passar dos anos e aumento da demanda, foi necessário contratar pessoas especializadas para o tratamento preventivo. A partir de 1985, direcionou os trabalhos exclusivamente ao público idoso. Em 1991, houve uma reforma estrutural, com construção de um novo pavilhão. Surgiram uma nova cozinha, um salão de festas e uma sala, onde são oferecidos cursos artesanais. Hoje, a entidade conta com o apoio de trinta colaboradores, entre cozinheiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros e administradores. Conforme Janice, a entidade chegou ao estágio atual de atendimento ao público graças à generosidade de muitos cidadãos que colaboraram para o crescimento e fortalecimento da Scan.

A presidente da Fundação de Assistência Social (FAZ), Marlês Stela Andreazza, elogiou o trabalho realizado pela entidade e anunciou um projeto de lei assinado nesta tarde pelo prefeito Alceu Barbosa Velho. O chefe do Executivo cria a Politica Municipal do Idoso e a Coordenação Municipal do Idoso. O objetivo é agilizar o atendimento aos idosos, especialmente aqueles que foram violados em seus direitos básicos estabelecidos pela Constituição. O projeto deve ser encaminhado ao plenário da Casa nas próximas semanas.

16/04/2013 - 20:54
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo