Voltar para a tela anterior.

Situação dos pedágios gera debate na sessão ordinária

Mauro e Denise promoveram a discussão a partir da visita de Tarso Genro à cidade


A questão dos pedágios provocou debates, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11/04). O assunto foi discutido a partir da visita do governador do Estado, Tarso Genro, à cidade, para participar da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul, realizada durante a tarde, no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O vereador Mauro Pereira/PMDB anunciou a entrega de um documento ao governador, no qual constam deficiências da Rota do Sol em 13 pontos críticos. Segundo o peemedebista, há a necessidade de redutores de velocidade, como quebra-molas, na rodovia.

Ainda da tribuna, Mauro levantou a questão dos pedágios. Para ele, é preciso renovar a procuradoria do Estado a fim de ganhar as causas contra as concessionárias. Também criticou o pronunciamento do deputado federal Henrique Fontana, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, caracterizando-o como deselegante por ter feito o que chamou de discurso político. Tal manifestação sobre o pronunciamento de Fontana recebeu respaldo de Neri Pereira/DEM.

Denise Pessôa/PT, em resposta, apoiou o governo de Tarso Genro, mencionando que foi o único a decidir pela não prorrogação do contrato dos pedágios no modelo como o de Farroupilha. A vereadora também pontuou que foram analisados os pareceres da Procuradoria do Estado e afirma ter confiança quanto ao trabalho realizado.

Para ela, o problema não está no governo, mas sim no Poder Judiciário. Denise deixou registrada sua insatisfação com a ausência de representantes desse poder na reunião promovida na UCS. Para a petista, é preciso um novo modelo que dialogue com a sociedade e que reverta em benefícios à população.

Jaison Barbosa/PDT enalteceu a presença de Tarso Genro na cidade, ao lado do prefeito Alceu Barbosa Velho. O pedetista também manifestou seu contentamento com o anúncio do prefeito de que serão pavimentados os 600 metros do desvio do pedágio de Vila Cristina.  Zoraido Silva/PTB, da mesma forma, relatou que Alceu e Tarso demonstram sincronia em benefício do Estado e dos municípios.

Por sua vez, Rodrigo Beltrão/PT relatou não ser contra o asfaltamento em si, mas considerou oportunista o anúncio do prefeito enquanto medida contra o pedágio, pois para ele esse não era o foco do debate. Rodrigo ainda defendeu Henrique Fontana, afirmando que o deputado teria dito verdades ao criticar o ex-governador Antônio Britto pela implantação dos pedágios. 

Os parlamentares ainda debateram questões políticas referentes ao histórico dos pedágios no Estado e suas interferências em Caxias do Sul.

11/04/2013 - 21:17
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo