Voltar para a tela anterior.

Câmara participa dos Diálogos sobre os Pedágios

O presidente do Legislativo caxiense leu documento que apoia o fim do modelo privado em vigor


O presidente da Câmara Municipal, Edson da Rosa, apresentou, nesta quinta-feira (11/04), ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul, a manifestação do Legislativo em repúdio ao atual modelo de pedágios. Lido por Edson durante os Diálogos sobre os Pedágios, encontro que ocorreu no UCS Teatro, o documento foi também entregue em mãos ao governador Tarso Genro, pelo vereador Henrique Silva/PC do B, integrante da Comissão Especial Temporária de Acompanhamento dos Contratos de Concessão das Estradas Pedagiadas do Rio Grande do Sul/Polo Caxias do Sul.

Na carta, a Comissão solicita que o governo gaúcho demonstre junto ao Poder Judiciário o descontentamento da sociedade com  o modelo em vigência e com os prejuízos que a população vem sofrendo por causa das altas tarifas e da continuidade da operação das atuais praças.

O evento em que integrantes do Legislativo participaram faz parte de um projeto do governo estadual promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.  As reuniões são realizadas mensalmente em cidades do Interior do Estado. Participam representantes da sociedade civil, sindicatos, poder público, empresários, estudantes e entidades de classe.  O objetivo é analisar, debater e propor diretrizes, para promover o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Nas palavras do governador, é uma "reunião de trabalho que busca transparência".

Em dois anos de atividades, a iniciativa já abordou 17 câmaras temáticas. No encontro da UCS, o tema pontualmente abordado foi o novo modelo de pedágio que vai ser gerenciado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), presidida por Luiz Carlos Bertotto. 

Na abertura dos trabalhos, por um tempo máximo de quatro minutos, representantes da sociedade civil tiveram a oportunidade de expressar suas ideias. A maioria demonstrou indignação com o Poder Judiciário, que concedeu parecer favorável à empresa que administra a praça de Farroupilha, para permanecer com a cobrança até o final deste ano. Pelo inicio do contrato atual, a praça deveria fechar as cancelas no próximo dia 16 de abril. 

Uma das manifestações mais aplaudidas durante a atividade, que reuniu mais de 600 pessoas, foi apresentada pelo representante do  Conselho de Desenvolvimento Regional da Serra (Corede-Serra), José Antonio Adamoli. O dirigente exigiu do governo do Estado que a comunidade tenha acesso sem restrições, via on-line, de toda movimentação financeira dos pedágios, além de  obrigar as concessionárias a depositar em juízo todo valor arrecado  até que o caso seja analisado e julgado em definitivo.

A vereadora Denise Pessôa/PT aproveitou para conversar com os presentes e fazer um convite para um manifesto a ser realizado na próxima semana.  Em protesto pelo não fechamento da Praça de Farroupilha, em Linha Julieta, no dia 16 de abril, entidades públicas privadas estarão reunidas contra a decisão do Poder Judiciário. Ao final da reunião, o governador Tarso Genro reiterou o que prometera ainda quando estava em campanha. Disse que não vai renovar os contratos  e  tentará esgotar todas as medidas  para reverter  a decisão da Justiça, que acaba sendo favorável às concessionárias. "Este sistema de pedágios é uma humilhação ao povo gaúcho", disse.

Participaram, também, os vereadores Felipe Gremelmaier/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Jó Arse/PDT, Kiko Girardi/PT, Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/DEM, Raimundo Bampi, Renato Nunes/PRB, Rodrigo Beltrão/PT e Zoraido Silva/PTB.

11/04/2013 - 21:15
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo