Voltar para a tela anterior.

Bampi e Nunes pedem maior consideração com o agricultor

Eles se referiram a recentes informações sobre o elevado preço de alimentos


Maior esclarecimento sobre a real situação dos agricultores foi solicitada pelos vereadores Raimundo Bampi/PSB e Renato Nunes/PRB. Na sessão ordinária desta quinta-feira (11/04), os parlamentares apontaram para injustiça, nas recentes informações sobre o elevado preço de alimentos. Criticaram quem acusa que a maior parte dos valores estivesse ficando com os produtores. "O preço, recebido por quem produz, está longe de garantir o custeio de produção", alertou Bampi.

Nunes ressaltou que, por vezes, os produtores, sequer, conseguem pagar empréstimos. Atentou que boa parte da inflação se deve a outros segmentos, como combustíveis e tarifas de água e de ônibus.

Bampi ainda apontou para o que classificou de injusto. Trata-se do rótulo atribuído à agricultura caxiense, a de campeã gaúcha de agrotóxicos. Afirmou que o município tem o maior produto interno bruto agregado do Estado. Pediu que fossem oferecidas alternativas viáveis economicamente, a fim de substituírem os defensivos agrícolas.

O vereador Arlindo Bandeira/PP comentou sobre a dificuldade de se plantar sem agrotóxicos, devido ao ataque de pragas agrícolas. Para o vereador Rodrigo Beltrão/PT, os produtos vêm contaminando, inclusive, mananciais hídricos, o que, seu ver, exigiria do poder público políticas de incentivo à agricultura orgânica.

Conforme o vereador Mauro Pereira/PMDB, há agrotóxico cujo litro chega a custar R$ 700,00. Lembrou que não é interesse do produtor se valer dos produtos, mas que, por vezes, são necessários. Informou que nenhum fruto pode ser comercializado com resíduos de defensivos agrícolas. O vereador Zoraido Silva demonstrou confiança nas orientações técnicas do Sindicato dos Produtores Rurais.

Ao término da discussão, Nunes comentou que está desarquivando projeto que visa a garantir, em cada praça ou espaço de lazer, pelo menos, um brinquedo adaptado para crianças com necessidades especiais. Segundo ele, a medida já é lei em Porto Alegre, a partir da iniciativa do vereador Waldir Canal/PRB.

11/04/2013 - 21:12
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo