Voltar para a tela anterior.

Beltrão avalia os 100 dias de mandato do prefeito Alceu Barbosa Velho

A demora no funcionamento da barragem Marrecas recebeu críticas do petista


Na sessão ordinária desta quarta-feira (10/04), o vereador Rodrigo Beltrão/PT comentou sobre os 100 dias de mandato do prefeito Alceu Barbosa Velho, afirmando que a crítica construtiva é fundamental para que ocorram melhorias. Nesse sentido, o parlamentar abordou sobre diversas ações da atual administração.

Segundo o vereador, 100 dias não é tempo suficiente para um parecer concreto, porém lembrou que, por se tratar de um governo que é contínuo, vindo de dois mandatos do ex-prefeito José Ivo Sartori, o nível de responsabilidade é maior. Beltrão avaliou que, quando se tratava da oposição, Sartori sempre foi muito resguardado e cauteloso. O petista contou que nunca foi recebido pelo ex-prefeito Sartori e que Alceu é mais acessível.

O parlamentar mencionou a Barragem Marrecas, em Vila Seca, recordando que a presidente Dilma Rousseff priorizou o evento e veio até a cidade para a inauguração. Beltrão reclamou do fato de a barragem não ter entrado em funcionamento de imediato.  A previsão para o sistema começar a funcionar na sua totalidade é fim de 2014. Sobre a tarifa de transporte urbano em Caxias do Sul, Beltrão entende que o aumento de 8% não é aceitável e reclamou que o prefeito Alceu não se manifestou sobre o assunto.

Outro fato ocorrido dentro dos 100 dias e lembrado por Beltrão foi a tragédia de Santa Maria, em que 241 perderam a vida num incêndio na Boate Kiss. Conforme o parlamentar, diversos eventos foram cancelados no Estado por causa do episódio, porém, em Caxias, o rodeio que acontecia na cidade não foi cancelado. "Também não houve nenhuma manifestação de parte do prefeito", criticou.

Em resposta, o vereador Jó Arse/PDT afirmou que, no rodeio, havia visitantes de outras cidades e não tinha quem arcasse com as despesas dessas pessoas. E, por se tratar do último dia do evento, houve consenso em prosseguir com o rodeio. Beltrão pontuou, ainda, sobre o veto de Alceu ao projeto do reuso da água, o que "impediu a população de praticar consumo consciente", interpretou o petista. Em relação ao funcionamento de creches em Caxias, o parlamentar tentou buscar informações com o município, mas, segundo ele, não foi bem atendido por parte da assessoria do prefeito.

Em contrapartida, o vereador Mauro Pereira/PMDB salientou que o prefeito Alceu Barbosa Velho "é totalmente aberto à sociedade e à imprensa, mas, infelizmente, há pessoas que ocupam uma posição no governo e não agem de acordo com ela". O peemedebista sugeriu que, nesses casos, o ideal é dirigir-se direto ao chefe de gabinete da prefeitura.

Em manifestação, o líder de governo Gustavo Toigo/PDT afirmou que Alceu está comprometido com o povo caxiense "e que sua humildade está sendo reconhecida". Lembrou que a tarifa do transporte público estava prevista para ser um valor superior a R$ 3, mas que o ex-prefeito José Ivo Sartori conseguiu fixar a tarifa em R$ 2,85. No que se refere à Barragem Marrecas, disse que a presidente Dilma inaugurou apenas uma parte da obra.

Já a vereadora Denise Pessôa/PT deu sequência às críticas de Beltrão, comentando que, como presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS), tentou participar de uma reunião que a Associação dos Imigrantes teve com o prefeito, porém o chefe de gabinete da prefeitura teria dito à parlamentar "que não seria conveniente" sua participação no encontro. Insatisfeita com o veto de sua presença, Denise afirmou que, na próxima reunião, como presidente da CDHCS, irá participar independentemente da opinião do governo.

Na área da Educação infantil, a vereadora disse ser necessário discutir métodos melhores para que a inclusão de todas as crianças de quatro e cinco anos na pré-escola seja realmente viabilizada.

10/04/2013 - 20:56
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo