Voltar para a tela anterior.

Ações do governo estadual provocam divergências

A segurança pública predominou o debate


O desempenho do governo estadual, sobretudo, na segurança pública, foi motivo de debate, na sessão ordinária desta quinta-feira (09/05). O vereador Guila Sebben/PP trouxe o assunto à tona. Ele acusou que a região Metropolitana de Porto Alegre está na liderança nacional de homicídios, chegando a cinco casos, em uma só noite. Também lamentou a não construção de novos presídios. Disse que muitas pessoas se obrigam a investir o próprio dinheiro em segurança privada.

Em contrapartida, o vereador Rodrigo Beltrão/PT saiu em defesa do governador Tarso Genro. Citou que, em dois anos, o governo do Estado duplicou os investimentos em Caxias do Sul, incluindo o Hospital Geral, instituição homenageada pelo Legislativo, na tarde de hoje. Também mencionou concursos em andamento, para três mil vagas de professores, duas mil vagas na Brigada Militar e outras 700 vagas na Polícia Civil.

Beltrão salientou, ainda, que Caxias foi contemplada com o projeto-piloto do policiamento comunitário. Citou que de R$ 47 bilhões da dívida do Estado, R$ 42 bilhões resultam de passivos com a União.

Na mesma linha, a vereadora Denise Pessôa/PT afirmou que, nos dois primeiros anos do governo Tarso, os investimentos superaram, em mais de 40%, o que havia sido aplicado na gestão de Yeda Crusius (2007-2010). Segundo a petista, ano passado, o Estado adquiriu mais de 400 viaturas e cerca de mil armas.

Quanto ao concurso público da Brigada Militar, Guila apontou que os novos policiais só poderiam tomar posse a partir de 2014. O vereador Gustavo Toigo/PDT salientou que a União deveria investir mais na segurança. O vereador Arlindo Bandeira/PP apoiou as críticas de Guila.

O vereador Neri Pereira/DEM alertou para a situação do bairro Cruzeiro, que vem passando por sequências de assaltos a lojas. Referiu que uma padaria chegou a sofrer oito roubos. Enfatizou que o parque do bairro segue como ponto de insegurança. Destacou, porém, que, até maio, a segunda etapa do policiamento comunitário deverá contemplar a região.

Para o vereador Henrique Silva/PC do B, é preciso ampliar a visão sobre a administração estadual. Exemplificou a partir do lançamento, na manhã de hoje, do RS Mais Turismo. Frisou que a iniciativa auxiliará no desenvolvimento do setor. Apoiou os trabalhos pela segurança, voltados à Copa do Mundo, em 2014. O vereador Felipe Gremelmaier/PMDB atentou para o preparo do município, no sentido de tentar receber uma seleção.

09/04/2013 - 21:17
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo