Voltar para a tela anterior.

Toigo e Nunes debatem sobre perdas de água

O pedetista destacou o programa de conscientização do Samae


As chamadas perdas de água, em Caxias do Sul, tiveram ênfase na sessão ordinária desta terça-feira (09/04). O vereador Gustavo Toigo/PDT trouxe o tema à tribuna, ao destacar o Programa de Ampliação do Abastecimento e Consumo Consciente da Água (Proag), do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). De acordo com ele, a iniciativa buscará reduzir problemas relacionados ao desperdício de água tratada. "As equipes do Samae farão reuniões nas principais localidades do município, promovendo a criação de comitês locais, para ações educativas, junto à população", explicou.

O vereador Renato Nunes/PRB considerou que essas perdas já deveriam ter sido diminuídas, tendo em vista os investimentos de anos anteriores, nos empreendimentos do Samae. Para ele, a utilização de mangueiras, para a lavagem de calçadas e carros, contribui para a situação. Informou que possui projeto de lei, para tentar amenizar o quadro.

Na sequência, Toigo apontou que o Proag buscará reverter o quadro atual, de 60% de perdas de água tratada. Detalhou que os principais motivos se devem a ligações irregulares, inadimplência e vazamentos. Conforme ele, a partir do projeto, o Samae analisará a implantação da tarifa social. O vereador Mauro Pereira/PMDB apoiou a medida.

Segundo o vereador Flávio Dias/PTB, a água não contém valor elevado. Referiu que há muito desperdício e que diversas tubulações chegam a ter mais de 50 anos de existência. O vereador Rodrigo Beltrão/PT questionou se as pessoas dos futuros comitês apresentarão a capacidade técnica adequada para fazer o projeto avançar.

09/04/2013 - 21:16
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo