Voltar para a tela anterior.

Câmara presta homenagem ao Hospital Geral

A unidade hospitalar completou, neste ano, uma década e meia de atividades


O Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul completou, no último dia 19 de março, 15 anos de atividades. A entidade recebeu homenagem da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta terça-feira (09/04), por meio de uma proposta feita pelo vereador Mauro Pereira/PMDB.

O parlamentar elogiou o esforço de todos aqueles que se envolveram na construção do hospital, desde os primeiros idealizadores, como o médico e ex-delegado regional de saúde Milton Comassetto. Mauro também fez uma referência especial ao ex-governador e atualmente senador Pedro Simon que, segundo o vereador, teria liberado R$ 4 milhões para o início das obras do HG.

O peemedebista também lembrou da importância do apoio das empresas privadas que colaboram com quantidade expressiva de recursos para construção de algumas alas do Hospital Geral. O parlamentar traçou um paralelo entre o HG e outros hospitais de mesmo porte que atendem pelo SUS. "Em comparação com os demais hospitais do país que sofrem com a falta de leitos e profissionais, podemos nos orgulhar  do  Hospital  Geral, que atende a todos os seus pacientes através do SUS e  com extrema qualidade e dedicação", exaltou.

O diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, apresentou os números atuais da entidade.  No total, são 48 municípios atendidos, abrangendo um contingente de mais de um milhão de pessoas. Há 218 leitos disponíveis e o HG realiza, mensalmente,  11.550 atendimentos. Desse total, 45% são pacientes oriundos de  cidades vizinhas a Caxias do Sul.

Junqueira reconheceu que, durante esses 15 anos, o crescimento da população fez com que houvesse um estrangulamento no atendimento. Em virtude disso, a direção do hospital já elaborou um plano de expansão.  Nos próximos anos, a atual planta sofrerá uma ampliação de 6 mil metros quadrados, aumentando espaços da UTI adulto e do centro obstétrico, além da construção de uma unidade especial de oncologia, com tratamento em radioterapia e  quimioterapia.

O diretor-geral exaltou a parceria com a iniciativa privada e citou os benefícios de uma campanha do Lions Clube de Caxias para recolhimento de óleo de cozinha. A iniciativa gerou recursos para troca de piso de todo o sexto pavimento do hospital. Junqueira finalizou dizendo que a principal meta da atual direção é gerenciar os custos para que o hospital tenha a saúde financeira controlada, sem prejudicar o plano de crescimento.    

A secretária municipal de Saúde, Dilma Tessari, que testemunhou os primeiros passos Hospital Geral, lembrou que o terreno doado para o empreendimento não era o mais indicado por estar próximo de uma rodovia de trânsito intenso. Esgotados todas as tentativas de mudança de localização e não havendo um espaço melhor, o HG acabou edificado junto às margens da BR-116. Dilma elogiou o trabalho conjunto de entidades públicas e privadas para a execução de um sonho da cidade e da região.

09/04/2013 - 19:51
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo