Voltar para a tela anterior.

Toigo defende que Vila Oliva receba aeroporto regional de cargas

O vereador participou de audiência pública na Assembleia Legislativa


A defesa para que a Serra gaúcha recebesse um aeroporto regional de cargas, no distrito caxiense de Vila Oliva, permeou o pronunciamento do vereador Gustavo Toigo/PDT. Na sessão ordinária desta quinta-feira (04/04), o parlamentar retomou uma audiência pública da Assembleia Legislativa, promovida pela Comissão de Assuntos Municipais daquela Casa, na última terça-feira. O presidente da Câmara, Edson da Rosa, e o chefe de gabinete da prefeitura, Manoel Marrachinho, também compareceram ao ato.

Toigo afirmou que Vila Oliva está no plano aeroviário do Rio Grande do Sul. Segundo ele, a afirmação veio de Roberto Carvalho Neto, diretor do Departamento Aeroportuário do Estado, que, de acordo com Toigo, está apoiando as demandas da Serra.

O pedetista lembrou que, no Plano Diretor, já está gravado o sítio aeroportuário de Vila Oliva, como área propícia para contemplar toda a região. Salientou que esse modelo de transporte aeroviário vai desenvolver a Serra e o próprio Estado, tendo em vista que o Rio Grande do Sul contabiliza perdas de R$ 2,4 bilhões, por não operar aeronaves de grande porte.

O vereador Jaison Barbosa/PDT, que também participou daquela audiência, afirmou que o novo aeroporto também contribuirá com o turismo, especialmente, por estar ao lado de Canela e Gramado.

Toigo ainda reiterou que as condições para a instalação do aeroporto regional de cargas estão adequadas: zona de proteção de ruídos, licenciamento ambiental requerido, localização estratégica com saída para BR-101 e BR-116, além de grandes empresas de Caxias estarem ampliando os seus parques fabris para aquela região.

Além disso, Toigo lembrou o anúncio da presidente Dilma Rousseff, quando da inauguração do sistema Marrecas, no distrito caxiense de Vila Seca, em dezembro passado. Naquela oportunidade, ela havia afirmado que o governo federal destinaria R$ 200 milhões do plano nacional de aviação ao Estado.

04/04/2013 - 20:55
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo