Voltar para a tela anterior.

Toigo apoia a redução de alíquotas do transporte coletivo

O parlamentar também destacou ações de mobilidade urbana


A redução a zero das alíquotas federais e estaduais do transporte urbano de passageiros recebeu o apoio do vereador Gustavo Toigo/PDT. Na sessão ordinária desta terça-feira (02/04), ele destacou um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional. Entre os tributos propostos pela proposta, estariam a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), relacionada à importação e à comercialização de petróleo e seus derivados; PIS; Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

O pedetista informou que, em 2012, em Caxias do Sul, as gratuidades responderam por 23% das passagens, enquanto que a média nacional ficou em 19,11%. Citou dados da Visate, concessionária do transporte coletivo, no município. Frisou que o balanço de fevereiro contabilizou 77.233 cartões daquela modalidade, sendo 41,9 mil para 100% do benefício e 35,2 mil para 50%.

Enquanto isso, o vereador Rodrigo Beltrão/PT questionou se as desonerações, naquele setor, teriam impacto no preço final da passagem. Lembrou que a recente redução da folha de pagamento dos funcionários de ônibus ainda não surtiu o efeito desejado pelo governo federal.

Para o vereador Zoraido Silva/PTB, o trânsito de Caxias poderia ficar melhor a partir do aumento do número da frota de táxis-lotação, hoje com 22 carros. Apontou que a legislação vigente não está sendo cumprida, já que essa faixa não corresponde a 20% do total de ônibus. Com mais 300 ônibus em atividade, deveríamos ter mais de 60 táxis-lotação, alertou.

Toigo também aproveitou para enfatizar as ações da administração municipal, em benefício da mobilidade urbana. Referiu projeto para dez estações de integração do transporte coletivo. A seu ver, a medida facilitaria a adoção de ônibus BRT (linhas rápidas). Apontou para duas estações de transbordo, em funcionamento nos bairros Floresta e São Ciro. Mencionou, ainda, a pavimentação da Rua Atílio Andreazza, a reformulação do acesso Norte do bairro Fátima Baixo, entre outras obras.

02/04/2013 - 21:00
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo