Voltar para a tela anterior.

Henrique lastima morte de trabalhador metalúrgico

Vereadores pediram maior rigor na fiscalização para evitar novas tragédias


Na sessão ordinária desta terça-feira (02/04), o vereador Henrique Silva/PC do B pediu o apoio dos parlamentares para realização de uma audiência pública, a fim de tratar de acidentes do trabalho. A proposta surgiu depois da confirmação da morte de um funcionário de metalúrgica, no bairro Monte Bérico em Caxias do Sul. Paulo Estevam Pereira, de 35 anos, havia ficado gravemente ferido, após explosão, em cabine de pintura.

O parlamentar relatou que Pereira estava fazendo a manutenção do compartimento, quando houve o acidente, no sábado passado. A vítima sofreu 90% de queimaduras pelo corpo, tendo sido encaminhada ao hospital Unimed, onde não resistiu aos ferimentos e morreu no domingo de Páscoa.

Segundo números apresentados pelo comunista, ano passado, 12 pessoas morreram em acidentes de trabalho, no município. Disse que, neste ano, já são quatro óbitos pelo mesmo motivo. Conforme ele, em 2012, o Ministério do Trabalho registrou, aproximadamente, 7,5 mil laudos de acidentes, sendo que a maioria ficou com sequelas e não regressou mais para suas atividades laborais.

Henrique também comentou sobre uma prática que vem se repetindo no INSS, órgão que faz as perícias nos acidentados. Contou que o instituto tem liberado os trabalhadores com sequelas, para outras atividades. Assim, ficam poucos meses exercendo outra função. Logo, acabam demitidos, perdendo a estabilidade funcional, lamentou.

Segundo o parlamentar, é comum pessoas buscarem oportunidades de emprego, em Caxias do Sul, mas que, por vezes, não apresentam a qualificação necessária para operar máquinas de última geração. Os vereadores Guila Sebben/PP e Jaison Barbosa/PDT tiveram o mesmo posicionamento do colega comunista.

Zoraido Silva/PTB afirmou que a falta de fiscalização é o principal motivo para o crescente número de acidentes de trabalho. Para Mauro Pereira/PMDB, os casos mais graves ocorrem em feriados e finais de semana, o que acaba gerando um relaxamento por parte dos responsáveis, pela segurança nas empresas. O vereador Virgili Costa/ PDT trouxe um dado apresentado por Vanius Corte, fiscal do Ministério do Trabalho no município: 90% dos acidentes de trabalho são previsíveis e evitáveis.

02/04/2013 - 20:59
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo