Voltar para a tela anterior.

Secretários municipais, camelôs e artesãos pedem atenção da Casa a projeto do novo camelódromo

De autoria do Executivo, a proposta foi protocolada na Câmara, na tarde desta quarta-feira


Secretários municipais de Caxias e representantes dos camelôs e dos artesãos se reuniram com a presidência da Câmara Municipal e com integrantes das comissões de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL) e de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO), nesta quarta-feira (27/03). A comitiva pediu a atenção da Casa em relação ao projeto de lei complementar que institui um Centro de Compras na Rua Sinimbu, 2321, na área central de Caxias. O texto, de autoria do Executivo, foi protocolado nesta tarde e sugere a implantação do novo camelódromo na cidade.

Se aprovado pelo Legislativo, o projeto abrigará camelôs e artesãos que hoje se encontram ao lado da Praça da Bandeira. Eles devem desocupar o camelódromo atual para que o município possa fazer adequações viárias na região que compreende as ruas Moreira César, Sinimbu e Os Dezoito do Forte.

O projeto do Executivo estabelece que a administração e o gerenciamento do Centro de Compras serão feitos por um Conselho Gestor formado por dois membros titulares e dois membros suplentes escolhidos pela Associação dos Comerciantes e pelo locador do imóvel. Entre outros itens, a matéria também define que a forma de ocupação dos módulos (bancas) vai ocorrer por meio de contrato de locação a ser definido entre o locador do imóvel e o comerciante individualmente.

Chefe de gabinete da prefeitura, Manoel Marrachinho trabalha com a expectativa de que os comerciantes estejam devidamente instalados no espaço até novembro. A presidente da comissão que acompanha o projeto representando os camelôs, Matilde Pizarro, solicitou aos vereadores agilidade na análise do texto. Segundo ela, se aprovada a proposta, o novo espaço deverá acolher 60 comerciantes e 13 artesãos, além de lancherias.  Representante dos artesãos, José Carlos Pereira também esteve no encontro desta tarde e disse estar na torcida pela aprovação do texto.

O presidente da Câmara, Edson da Rosa, recebeu o grupo e considerou a relevância do projeto. Fez questão de que os presidentes da CCJL, Flávio Cassina/PTB, e da CDEFCO, Guila Sebben/PP, participassem da reunião. Lembrou que as proposições seguem um rito de tramitação na Casa e informou que o texto em questão será analisado com a agilidade necessária.

Além do presidente Edson e dos vereadores Cassina e Guila, participou do encontro o 1º vice-presidente da Casa, Gustavo Toigo/PDT. Representando o Executivo, estiveram na reunião os secretários da Receita, Paulo Dahmer; do Urbanismo, Fábio Vanin, e do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spiandorello.

27/03/2013 - 19:45
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo