Voltar para a tela anterior.

Luiz Pizzetti é homenageado com o prêmio Caxias

Ele também fez o lançamento do livro que conta a sua trajetória


Mais de 150 pessoas lotaram o plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, na tarde desta quarta-feira (27/03), e, de pé, aplaudiram o presidente de honra da União das Associações de Bairros (UAB), Luiz Pizzetti. Na abertura da sessão ordinária de hoje, ele foi homenageado com o prêmio Caxias, pela sua trajetória política e comunitária, no município. Em seguida, no espaço cultural Mário Crosa, ocorreu o lançamento do livro Luiz Pizzetti: Uma consciência que pulsa (editora Maneco, 2013), de Uili Bergamin, com a organização de Cleia Luiza Pizzetti.

Proponente da homenagem, o vereador Rodrigo Beltrão/PT fez o pronunciamento do Legislativo. Destacou que a trajetória de Pizzetti dialoga com o anseio e a história da luta por justiça social. Ele integrou o Partido Comunista Brasileiro e exerceu esse ideário na prática, com ímpeto por igualdade entre homens e mulheres, ressaltou.

O petista também observou que, em 1964, por 36 dias, o homenageado havia ficado preso em cela do regime militar (1964-1985), por seu envolvimento com o comunismo. Beltrão enfatizou, ainda, a determinação de Pizzetti, em prol das reformas de base e da democracia. Segundo o parlamentar, mesmo aos 88 anos de idade, ele mantém uma alma jovem e revolucionária.

Depois de receber um troféu e um diploma do presidente do Legislativo caxiense, vereador Edson da Rosa, Pizzetti ocupou a tribuna. Salientou que as bandeiras das reformas agrárias e urbanas e do voto feminino sempre pautaram a sua vida pública.

Pizzetti afirmou que a população não pode desistir do contínuo pleito, em benefício da renovação do Congresso Nacional. Lembrou que, ao longo dos anos, nunca deixou de participar das fundações de associações de bairros, em Caxias do Sul, que hoje são da ordem de 228. Ele ainda prestou uma homenagem e agradecimentos à sua mulher, Yeda.

O chefe de gabinete do prefeito municipal, Manoel Marrachinho, transmitiu as saudações de Alceu Barbosa Velho. O autor Bergamin tratou do livro. A obra conta com depoimentos do homenageado, de políticos, empresários, jornalistas, professores, familiares, amigos, entre outros. A publicação apresenta biografias, como a do falecido ex-vereador e advogado Percy Vargas de Abreu e Lima, a quem Pizzetti sempre chama de imortal mestre. Dispõe, ainda, de acervo de imagens.

Pizzetti foi vereador suplente na 5ª legislatura (1964-1968). Em novembro de 1998, recebeu do Legislativo o título de Cidadão Caxiense.

27/03/2013 - 18:53
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo