Voltar para a tela anterior.

DAER promete entregar relatório sobre vistoria na Rota do Sol até 15 de abril

Engenheiros fizeram análise nos acessos perigosos sem a presença da Comissão de Transporte da Câmara


O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) comunicou à Câmara Municipal de Caxias do Sul na noite de terça-feira (26) que até 15 de abril estará pronto o relatório da vistoria realizada nos acessos da Rota do Sol. Após esta data, a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) da Câmara será procurada pelo órgão para a apresentação do estudo e para a definição das medidas de segurança que serão tomadas. O diretor de Gestão e Projetos do Daer, Luiz Carlos de Oliveira, informou por e-mail que a vistoria ocorreu no dia 21 de março e, ao contrário do que foi combinado com integrantes da CDUTH, não teve a presença de vereadores porque "facilitaria o trabalho" de inspeção na estrada.

No dia 13 de março, membros da Comissão, liderados pelo presidente, vereador Mauro Pereira (PMDB), estiveram reunidos em Porto Alegre com o secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, e diretores do Daer, além dos deputados estaduais Marcos Daneluz (PT) e Vinícius Ribeiro (PDT), do vereador Raimundo Bampi e do presidente da Associação Serrana de Transportadores de Passageiros por Fretamento, Paulo Cesar Santos.

"Lamentamos o fato de não ter sido cumprido o acordo selado na Capital, que assegurava o acompanhamento dos vereadores da Comissão na vistoria feita nos acessos da Rota. Porém, esperamos que esse prazo (15 de abril) seja cumprido pelo Estado e que logo saibamos que medidas urgentes serão tomadas para minimizar a insegurança para os usuários da rodovia", ressaltou o parlamentar.


ENTENDA A SITUAÇÃO

1- Há anos os motoristas que pretendem acessar a Rota do Sol vindos de localidades e distritos caxienses têm enfrentado inúmeras dificuldades, como é de conhecimento das autoridades e com ampla divulgação da imprensa local.

2- O intenso trânsito de veículos na estrada tem gerado engarrafamentos nos trevos de acesso da Rua Atílio Andreazza, Distritos de Fazenda Souza, Vila Oliva, Santa Lúcia, Vila Seca, comunidades de São Bráz e Beviláqua, comunidade de Santo Homobom, Bairro Industrial, Bairro Serrano via Travessão Leopoldina, trevo de acesso ao posto São Luiz - bairro Santa Fé e bairro Monte Bérico. As principais dificuldades estão concentradas no começo da manhã, por volta das 7h30min, e no final da tarde, após as 17h, durante praticamente todos os dias da semana.

3- Além disso, está cada vez mais comum a ocorrência de acidentes nesses trechos, alguns com mortes, como os quatro óbitos ocorridos nos dias 2 e 3 de março.

4- No dia 7 de março, foi realizada uma reunião na Câmara Municipal na qual - por meio de um vídeo e de um relatório dos locais problemáticos - foi traçada uma radiografia dos problemas na rodovia. Diversas autoridades e moradores participaram do encontro.

5- No dia 10 de março, cerca de 200 moradores e motoristas organizaram uma manifestação pacífica no acesso ao distrio de Fazenda Souza visando a conscietizar os motoristas para os riscos iminentes na estrada e sobre a necessidade da intervenção urgente do Estado. Panfletos foram entregues aos usuários da estrada.

6- No dia 13 de março, integrantes da CDUTH estiveram em Porto Alegre levando as reivindicações ao secretário Caleb de Oliveira.


* * *
Mais informações

Mauro Pereira
Vereador - PMDB

27/03/2013 - 16:08
Gabinete do Vereador Mauro Pereira
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo