Voltar para a tela anterior.

Aprovada comissão para acompanhar o tombamento da antiga Maesa/Fábrica2

A discussão envolveu a quantidade de comissões, na Casa


Foi aprovada, na sessão ordinária desta terça-feira (26/03), a instalação da comissão temporária, que deverá acompanhar o processo de tombamento da antiga Maesa/Fábrica 2. O vereador Jaison Barbosa/PDT, integrante da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo, propôs o requerimento para instalar a comissão.

O debate gerado pela proposta permeou a quantidade de comissões temporárias, na Casa, considerada em demasia por alguns parlamentares. Atualmente, funcionam, de modo temporário, as comissões Pró-Universidade Pública Federal, Pró-Anexação de Cazuza Ferreira e Juá a Caxias do Sul, Pró-Conclusão do Instituto Federal de Educação e de Acompanhamento dos Contratos de Concessão das Estradas Pedagiadas do Rio Grande do Sul.

O vereador Rodrigo Beltrão/PT afirmou que Jaison já teria autoridade para acompanhar o assunto, independentemente de uma comissão. Da mesma forma, o vereador Zoraido Silva/PTB lembrou que a comissão permanente de Educação já abrange o assunto. O vereador Guila Sebben/PP alegou que o prazo de duração da comissão temporária, determinado pelo requerimento, de até o tombamento e a definição final de uso, seria extenso. Segundo ele, a área está sob a posse do Estado, o que atrasaria, ainda mais, o desfecho do caso.

Por sua vez, o vereador Mauro Pereira/PMDB reconheceu que pudesse haver redundâncias nas relações entre comissões temporárias e comissões permanentes, mas que, para ele, são positivas, pois demonstram a vontade do parlamentar proponente de trabalhar.

Na sequência, o vereador Henrique Silva/PCdoB afirmou ser necessário encarar a nova comissão sob a ótica do resgate histórico. O parlamentar defende que o prédio da antiga Maesa seja transformado em um centro cultural que abranja o museu do trabalho. Também se manifestaram favoravelmente o vereador Virgili Costa/PDT e o vereador Flávio Cassina/PTB, que salientou a importância de Abramo Eberle, para a indústria caxiense.

O documento, que requereu a comissão temporária, enaltece o prédio da Fundição da Metalúrgica Abramo Eberle S/A (Maesa) como patrimônio histórico, frisando que o processo de tombamento garantirá a preservação da construção, datada de 1948. Segundo o requerimento, o prédio passou às mãos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e, atualmente, está alugado a uma empresa do grupo Voges, que deverá desocupá-lo até o final do ano. A construção está situada no quarteirão compreendido entre as ruas Plácido de Castro, Dom José Barea, Treze de Maio e Pedro Tomazi.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Não

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Não

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Não

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Ausente

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não

ZORAIDO DA SILVA PTB Não

26/03/2013 - 21:04
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo