Voltar para a tela anterior.

Edi Carlos e Guila destacam o projeto Troca Solidária

O funcionamento e os resultados foram enaltecidos


O programa Troca Solidária repercutiu nos pronunciamentos dos vereadores Edi Carlos/PSB e Guila Sebben/PP, na sessão ordinária desta terça-feira (26/03). O assunto foi trazido por Edi Carlos, justificando que muitos têm conhecimento da iniciativa, mas poucos entendem como, realmente, funciona. Em vista disso, o parlamentar explicou o projeto, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Fundação de Assistência Social (FAS).

De acordo com Edi Carlos, a geografia acidentada da cidade dificulta o trabalho dos caminhões da Codeca, no acesso a alguns bairros, promovendo a proliferação de depósitos irregulares de resíduos, em terrenos baldios. Contou que, para solucionar o problema, em 2009, surgiu a ideia de contar com a ajuda da população, para promover a reciclagem: o lixo passou a ser trocado por alimentos, em pontos específicos para a troca. Quatro quilos de resíduos seletivos podem ser trocados por um quilo de frutas e verduras.

O parlamentar afirmou que o material recolhido é destinado, gratuitamente, às associações de recicladores da cidade, sendo que um 1,5 milhão de toneladas de resíduos já foi trocado por 375 toneladas de alimentos, para 42 famílias. Além disso, revelou que eletrodomésticos sem utilidade também são aceitos no projeto. Disse que protocolará uma indicação para que o óleo de cozinha usado possa ser utilizado para troca.

Guila Sebben/PP trouxe à tribuna a abrangência social do programa. Segundo ele, é uma iniciativa dentro das prerrogativas do poder público. Salientou a alimentação saudável que o projeto proporciona a muitas crianças, que conquistam o alimento quando ajudam na organização, em casa, do material a ser utilizado para a troca.

Os vereadores Flávio Cassina/PTB, Henrique Silva/PCdoB e Raimundo Bampi/PSB apoiaram a iniciativa. Edi Carlos também pontuou que as trocas acontecem em 16 bairros da cidade, sempre aos sábados, das 8h30 às 17h30, sendo oito bairros atendidos a cada final de semana.

26/03/2013 - 21:02
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo