Voltar para a tela anterior.

Henrique Silva destaca os 70 anos da CLT

O parlamentar reiterou a defesa pelos direitos trabalhistas


Os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que serão celebrados no próximo dia 1º de maio, receberam ênfase no pronunciamento do vereador Henrique Silva/PC do B. Ele recordou que, em 1943, no primeiro mandato do ex-presidente Getúlio Vargas, tratou-se de um marco, por inserir, de forma definitiva, os direitos trabalhistas na legislação brasileira.

O comunista, porém, alertou para a necessidade de combater algumas legislações, como a que implantou o banco de horas, em 1998, a fim de compensar períodos trabalhados. Atentou que o deputado federal Assis Melo/PC do B já apresentou, na Câmara dos Deputados, projeto para extinguir o referido banco e buscar aumento do valor da hora-extra.

Henrique lamentou que ainda existissem tentativas de retirar direitos do trabalhador, como alterações no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e no 13º salário. Citou que movimentos do gênero foram tentados na administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Os vereadores Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT Pedro Incerti/PDT, Rafael Bueno/PC do B, Raimundo Bampi/PSB e Zoraido Silva/PSB também se manifestaram sobre o assunto. Incerti destacou que, nesta semana, em 1º turno, o Senado aprovou a proposta de emenda constitucional, que garantirá 16 novos direitos às empregadas domésticas. Bampi salientou que as trabalhadoras rurais só tiveram os seus direitos reconhecidos na Constituição Federal de 1988.

20/03/2013 - 20:58
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo