Voltar para a tela anterior.

Denise divulga manifesto da Comissão Nacional dos Pacientes Renais

Ela destacou que hoje é o Dia Mundial do Rim


O Dia Mundial do Rim, comemorado hoje, voltou a pautar a Câmara. Na sessão ordinária desta quinta-feira (14/03), a vereadora Denise Pessôa/PT divulgou um manifesto da Comissão Nacional em Defesa dos Pacientes Renais do Brasil, que contém membros do Rim Viver, instituição caxiense. Encaminhado à presidente Dilma Rousseff e a outras autoridades, o documento cita providências relacionadas à insuficiência renal.

Com base no texto, a petista apontou para o fim imediato das mortes dos pacientes, por falta de vagas em diálise; uma política nacional de prevenção da doença renal crônica; acesso dos pacientes ao transplante renal, em todas as regiões brasileiras. Transplantados e pacientes de hemodiálise compareceram ao plenário. Denise referiu a relações públicas do Legislativo caxiense, Rejane Lizot, que tem rim transplantado. Ela ainda exibiu vídeo sobre sintomas, para detectar o problema de insuficiência renal.

Em apoio à colega, se manifestaram os vereadores Gustavo Toigo/PDT e Mauro Pereira/PMDB. Segundo o pedetista, aproximadamente, dez milhões de pessoas, no país, têm alguma disfunção renal. Estimulou campanhas pela prevenção. A doação de um rim pode salvar uma vida, observou Toigo.

14/03/2013 - 21:02
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo