Voltar para a tela anterior.

Readequação no preço de tarifas gera debate

Os parlamentares relativizaram o repasse para o consumidor


A redução de tarifas, pelo governo federal, e o repasse dessa desoneração para a população dos municípios geraram debate na sessão ordinária desta quarta-feira (13/03). O vereador Rodrigo Beltrão/PT levou o assunto à tribuna. Destacou que protocolou, na Casa, um pedido de informações sobre a possibilidade de redução, na passagem do transporte coletivo urbano e na tarifa de água, na cidade. Disse acreditar que as ações serão infrutíferas se essa redução não for repassada para a comunidade.

Conforme o petista, o transporte coletivo poderia ter correção no valor, partindo do cálculo sobre a desoneração da folha de pagamento. Beltrão apontou que as empresas pagavam 20% sobre a folha, valor que hoje é de 2%. Essa medida, de acordo com o petista, possibilitou a redução da tarifa em outros municípios, como Canoas e Gravataí.

Para o vereador Renato Nunes/PRB, esse incentivo deveria ser levado em conta pelos municípios, repassando os descontos aos usuários. Ele reiterou que se arrepende por ter votado a favor da prorrogação da concessão da Visate, em dezembro de 2009. Na mesma linha, o vereador Daniel Guerra/PSDB disse ver o cenário como resultado do monopólio pela empresa concessionária do transporte coletivo urbano.

Por outro lado, o vereador Henrique Silva/PC do B salientou que, mesmo que houvesse outra empresa do segmento na cidade, dificilmente, a tarifa seria reduzida. Para ele, a saída passa pela construção de políticas públicas de transporte coletivo. O vereador Kiko Girardi/PT, entretanto, apontou para a necessidade dos parlamentares conhecerem melhor o cenário, mediante diálogos com a população.

Os vereadores Flávio Dias/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PP e Rafael Bueno/PC do B salientaram a qualidade do transporte da empresa referida.

Além do transporte coletivo, ganharam ênfase problemas semelhantes, no repasse de redução de preços ao consumidor, nos setores de água e energia. Beltrão voltou a ponderar algumas distorções, como o fato de, posteriormente às desonerações do governo, as empresas terão feito atualizações no preço tarifário. Os vereadores Mauro Pereira/PMDB, Pedro Incerti/PDT e Guila Sebben/PP destacaram o mérito de alguns serviços prestados.

13/03/2013 - 20:30
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo