Voltar para a tela anterior.

Depósitos ilegais de lixo preocupam moradores do interior

Denise Pessôa/PT reuniu-se, terça-feira (12/03), na Secretaria do Meio Ambiente, com moradores de São Luiz da 6ª Légua para discutir soluções para o lixão clandestino


O lixão clandestino, denunciado em 2010, continua crescendo na 6ª Légua. Também polui e perturba os moradores vizinhos. Mesmo após três pedidos de informações, uma audiência pública sobre o tema e frequentes denúncias ao Executivo, não houve solução. Frente ao problema, moradores, junto com a vereadora Denise Pessôa/PT, reuniram-se com o secretário de Meio Ambiente, Adivandro Rech, cobrando providências.

Apesar de estar em uma Área de Preservação Permanente (APP), o lixão continua a aumentar, inclusive contaminando um córrego próximo. A exemplo de outros lixões que existem em Caxias, esse é majoritariamente composto por resíduos da construção civil. Quando chove, desce tudo e o córrego transborda, disse um dos moradores a respeito dos dejetos espalhados pela natureza.

O secretário, por outro lado, informou que precisaria visitar o local para verificar a gravidade da situação. Disse que está buscando as competências para licenciar áreas de aterro, procurando também criar espaços de triagem e transbordo. Para ele, é a única solução para os casos de abandono de lixo, que são em média 30 registros por mês.

Essa é uma área especial, por ser uma APP. Nem sei se poderá ser reparado todo o dano que sofreu. Existe toda uma legislação sobre as APPs desde 2007. Não podemos ficar esperando, arrematou Denise, ao questionar a lentidão do processo.

Também foi apontado o fato de que as licitações da prefeitura não exigirem o destino correto dos resíduos e, por consequência, acabam contratando caçambas que jogam o lixo no meio ambiente.

13/03/2013 - 20:01
Gabinete da Vereadora Denise Pessôa/PT
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo