Voltar para a tela anterior.

Flavio Cassina faz alerta sobre o Dia Mundial do Rim

O parlamentar também elogiou o trabalho da Rim Viver


Na sessão ordinária desta quarta-feira (13/03), o vereador Flavio Cassina/PTB fez um breve relato sobre as atividades da Associação dos Renais Crônicos de Caxias do Sul, Rim Viver. A entidade foi criada em 27 de junho de 1993 por familiares de pessoas com insuficiência renal crônica. Em 1995, foi criado o estatuto da entidade, passando a atuar como associação civil sem fins lucrativos. De acordo com o parlamentar, o objetivo dos fundadores era conhecer a doença e buscar melhores condições de tratamento para as pessoas com o diagnóstico.

Dois anos mais tarde, acreditando que a doença não atingia somente questões orgânicas, mas também acarretava problemas emocionais, foi implantado, em conjunto com a UCS, o projeto Rim Viver. A missão da iniciativa é de promover a integração e a inclusão social da pessoa com insuficiência renal crônica, criando um espaço exclusivo para atendimento a esse público.  Em virtude das comemorações pelo Dia Mundial do Rim, em 14 de março, o vereador considera necessário frisar o excelente trabalho realizado pelo Rim Viver em Caxias do Sul.

O vereador Jó Arse/PDT, alinhado à causa da entidade, afirmou estar preparando uma ação comunitária. O parlamentar está criando o projeto Gaúcho na Cozinha, evento beneficente, cuja arrecadação será revertida totalmente para entidades sociais, entre elas, a Rim Viver. Os vereadores Pedro Incerti/PDT e Felipe Gremelmaier/PMDB também apoiaram a causa.

A Rim Viver tem cadastrado, atualmente, 475 usuários e também procura  contribuir  para a garantia  de direitos,  de acordo  com a lei  no 8742/93, que trata da Assistência Social. Flávio Cassina alertou que a insuficiência renal crônica começa de forma silenciosa, por isso é imperativo que a população fique atenta para as oito regras de ouro para evitar a doença: cuidar da pressão arterial; controlar o açúcar no sangue; realizar atividades físicas; reduzir o sal na comida; beber água em abundância; não fumar; não usar medicação sem orientação médica e buscar a revisão para verificar se os rins estão funcionando perfeitamente.

13/03/2013 - 20:27
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo