Voltar para a tela anterior.

Luiza da Motta deve ser Cidadã Caxiense

Vereador Mauro Pereira protocolou pedido na quarta-feira (06/03), e análise será feita pelo plenário


O vereador Mauro Pereira/PMDB protocolou pedido para que a ex-coordenadora da Feira do Livro de Caxias do Sul Luiza Helena Darsie da Motta, natural de Carlos Barbosa, receba o título de Cidadã Caxiense. O pedido foi protocolado na quarta-feira (06/03) e será votado nos próximos dias. A data para a votação ainda não está marcada.

É uma homenagem mais do que justa em se tratando de alguém que tanto luta pela expansão da literatura em nossa cidade. Luiza é um exemplo a ser seguido, uma militante da cultura e da educação sem distinção, destaca Mauro.

Veja os motivos que levaram o vereador a sugerir o título para Luiza:

Natural de Carlos Barbosa, Luiza da Motta é filha de Siena Maria Calcagnotto Darsie e Eloy Ibanez Darsie e é casada com Valderes Teixeira da Motta, com quem tem dois filhos: Lucas Darsie da Motta e Julia Darsie da Motta.

Luiza da Motta é graduada em Licenciatura em Estudos Sociais e em Licenciatura Plena em História, pela UCS. Tem Especialização em "O processo das produções simbólicas: análise e crítica" e "Atualização em Jornalismo", também pela UCS. Atualmente, faz graduação em Psicologia. Na atuação acadêmica, foi vice-presidente do Diretório Central de Estudantes da Universidade de Caxias do Sul, em 1979.

A homenageada teve participação em diversos cursos, palestras, simpósios, encontros e congressos, todos basicamente ligados às áreas de educação, literatura, cultura, administração, entre outras. Sempre buscou formação, ampliada para as pessoas e grupos com os quais trabalhou.

Luiza da Motta acumula quase quatro décadas ligada ao serviço público. Ingressou como professora, sempre com uma participação destacada na área cultural. Foi a primeira diretora da Casa da Cultura, nos anos 1980, e também atuou na Biblioteca Municipal durante 16 anos. Mas foi em 2005 que seu trabalho ganhou uma maior visibilidade perante o público. Luiza foi convidada pelo escritor José Clemente Pozenato, então Secretário Municipal da Cultura, para implantar o Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL) - Livro Meu, um trabalho com excepcional repercussão e enorme envolvimento comunitário.

Luiza ajudou a desenvolver vários projetos na área do livro e da leitura, como: Passaporte da Leitura, Malas de Leitura, Tapete Mágico, Encontro Internacional de Escritores e Contadores de Histórias, Fábrica da Leitura, Proler, Peçuelos da Leitura, Cangurus da Leitura, Bibliotecas Comunitárias, Jardim da Leitura, Expresso da Leitura, Biblioteca da Estação Vai à Escola, Biblioteca da Estação na Sua Casa, Fábrica da Leitura e seu mais recente projeto: Berço da Leitura, lançado em 2012.

A homenageada é membro titular do Conselho Municipal de Cultura da prefeitura de Caxias do Sul desde 2005. Coordenou com eficiência trabalho em grupos e projetos reconhecidos por toda a comunidade, além das feiras do livro de Caxias do Sul entre 2005 e 2012 e dos Encontros Estaduais de Leitura entre 2006 e 2012.

Luiza também teve atuação de destaque como membro da Comissão Organizadora no Concurso Anual Literário de Caxias do Sul; da Comissão Julgadora do Concurso Literário de Prosa e Verso; da Avaliação do Financiarte e do Conselho de Cultura de Caxias do Sul, entre outros.  Também fez parte da Comissão de Política de Preservação e Tombamento do Patrimônio Histórico de Caxias do Sul, em 1987; e do Conselho do Patrimônio Histórico de Caxias do Sul, entre 1987 e 1988. Foi Técnica em Biblioteconomia da Biblioteca Pública Municipal de Caxias do Sul, entre 1989 e 2004.

Como premiações, cabe citar algumas recebidas por Luiza da Motta. Recebeu a distinção "O Sul-Nacional e os Livros", em 2005. O Programa Permanente de Estímulo à Leitura foi selecionado como destaque, em 2008, no 2º Fórum do Plano Nacional do Livro e da Leitura e  1º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, em São Paulo. Também recebeu como prêmio "Cultura FAMURS/CODIC" - 1º lugar, em 2008, concorrendo com 80 participantes do Rio Grande do Sul, além do Troféu "Amigo do Livro 2008", da Câmara Rio-Grandense do Livro, e do Prêmio "FNLIJ/Petrobras  -  1º lugar", em 2009.

Em 2012, Luiza recebeu a Medalha Monumento Nacional ao Imigrante da prefeitura de Caxias do Sul. No mesmo ano, foi escolhida como madrinha do Projeto "Jornalista Por Um Dia", do Jornal Pioneiro, do Grupo RBS, que teve repercussão internacional.


07/03/2013 - 20:34
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo