Voltar para a tela anterior.

Edi Carlos apresenta projeto para beneficiar mulheres grávidas

O parlamentar quer exame de DNA gratuito para gestantes carentes


Aproveitando as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher (08/03), que este ano será celebrado na próxima sexta-feira, o vereador Edi Carlos/PSB relatou alguns avanços conquistados por movimentos em defesa da mulher. Na sessão ordinária desta terça-feira (05/03), ele citou, como exemplo, o direito ao voto, obtido pelas mulheres na década de 1930; e exaltou a  conquista do  posto mais importante da nação, a presidência da República, ocupado por Dilma Rousseff.

O programa federal Bolsa Família  também  mereceu  destaque do parlamentar socialista. Edi Carlos lembrou que 93% dos titulares desse programa são mulheres  sendo a  grande maioria oriunda  de famílias carentes. O parlamentar acrescentou que  37% das famílias  brasileiras são chefiadas por mulheres jovens e 40% desse número, segundo ele, encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Diante de tais índices,  o parlamentar  protocolou um projeto de lei  que trata da gratuidade do exame de DNA  na rede municipal de saúde.

Conforme ele, mais de 6% das crianças brasileiras não contam com o registro paterno. O vereador  frisou  que  o projeto   tem a intenção   de fortalecer e contribuir com o reconhecimento voluntário da filiação. Acredito que esse exame, espontâneo  e gratuito, seja eficiente para evitar demandas judiciais e atritos em família, destacou.

A vereadora  Denise Pessôa/PT ressaltou que esta semana de comemorações pelo dia da mulher  deve servir não somente para relembrar os fatos históricos  mas também para  refletir sobre quais as  demandas que  a sociedade deve avançar nesse tema. Sem exame de DNA, a mulher acaba ficando com toda a responsabilidade de educar o filho. E, no caso de uma adolescente grávida,  todas  as criticas recaem sobre a jovem e não sobre o pai da criança, pontuou.

05/03/2013 - 20:01
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo