Voltar para a tela anterior.

Renato Henrichs será Cidadão Caxiense

Aprovação da homenagem rendeu discussões no plenário


O decreto legislativo que concede o título de Cidadão Caxiense para o jornalista Renato Henrichs recebeu aprovação da maioria dos vereadores, na sessão ordinária desta quinta-feira (28/02). A proposta, de autoria do parlamentar Felipe Gremelmaier/PMDB e do ex-vereador Francisco Spiandorello/PSDB, visa homenagear as quatro décadas de atuação jornalística de Henrichs na cidade.

O vereador Renato Nunes/PRB declarou que votaria contra a concessão do título. Justificou que o jornalista impõe suas posições políticas em seus comentários. Para ele, os profissionais da comunicação devem primar pela imparcialidade em suas palavras. O republicano cobrou que Henrichs aponte soluções para os problemas que relata. Nunes criticou comentários maldosos do jornalista contra os evangélicos.

Em contrapartida, o vereador Gustavo Toigo/PDT defendeu a carreira do jornalista. Ponderou que diversas vezes foi criticado publicamente pelo homenageado. Entretanto, Toigo incentivou a liberdade de imprensa e opinião na sociedade contemporânea. O pedetista destacou, ainda, o envolvimento de Henrichs com projetos culturais. A manifestação recebeu o apoio dos parlamentares Arlindo Bandeira/PP, Flávio Cassina/PTB, Jaison Barbosa/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Pedro Incerti/PDT e Zoraido Silva/PTB.

O texto da proposição aponta que Henrichs nasceu em General Câmara, Interior do Estado, em 23 de novembro de 1953. O jornalista, que é o responsável pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs), veio para Caxias do Sul, em 1972.

O documento também afirma que o seu primeiro emprego foi como revisor e redator do Jornal de Caxias, vinculado ao periódico Correio Riograndense. A partir da experiência, passou a assinar a coluna de cinema do jornal local.

Henrichs ainda escreveu a coluna Mirante, do jornal Pioneiro, por 11 anos, dando ênfase a temas políticos e comunitários. O jornalista atua, hoje, como comentarista na Rádio Caxias. Ele é casado com Liliana Henrichs e pai de Alexandre e Isadora.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Não

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Não

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

28/02/2013 - 20:52
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo