Voltar para a tela anterior.

Jean Bortolozzo participa da Tribuna Livre do Legislativo caxiense

Escritor tem paralisia cerebral, o que lhe comprometeu os movimentos físicos


A história de Jean Carlo Bortolozzo foi contada no espaço da Tribuna Livre, da Câmara Municipal de Caxias do Sul, na sessão ordinária desta quarta-feira (14/02). Aos 45 anos de idade, ele publicou o livro O Leão da Montanha, escrito com os pés, em função de suas limitações físicas. Bortolozzo tem paralisia cerebral, uma consequência da falta de oxigenação no cérebro durante o parto, que lhe atrofiou pernas e braços. Ele também sofre de coreoatetose, uma desordem nervosa que provoca movimentos involuntários e incontroláveis.

O escritor destacou que é preciso acreditar nos sonhos, em Deus e nos homens de boa vontade. Aprendi que devemos dar um passo de cada vez naquilo que a gente planeja, almeja, deseja ou sonha. Se corrermos muito rápido, corremos o risco de cair e parar, então é melhor andar devagar e guardar dentro de si o máximo de paciência, ponderou.

A professora Magda Corsetti Torresini, que auxiliou na correção e edição do livro, falou do prazer em realizar o trabalho. Segundo ela, Bortolozzo, que nunca frequentou uma escola, tem um jeito muito particular de escrever, que ela procurou transcrever para uma linguagem mais compreensível por todos.

O vereador Kiko Girardi/PT lembrou que o escritor, apesar de suas limitações físicas, é quem ajuda os outros e descontrai os ambientes em que se encontra.

O espaço foi requerido pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, formada pelos vereadores Denise Pessôa/PT, Flávio Dias/PTB, Mauro Pereira/PMDB, Rafael Bueno/PC do B e Renato Nunes/PRB.

14/02/2013 - 18:25
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo