Voltar para a tela anterior.

Aprovada moção de apoio à conclusão das obras do IFRS

A nova sede do Instituto Federal de Educação está em construção desde 2008


O atraso, na entrega da nova sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), motivou a apresentação, na sessão ordinária da Comissão Representativa desta terça-feira (15/01), de moção assinada pelos vereadores do PC do B, Henrique Silva e Rafael Bueno. No documento, que recebeu aprovação unanime, os parlamentares manifestam apoio aos alunos, pais e professores que reivindicam a liberação e a conclusão da obra.

Conforme Bueno, em 2008, o bairro Fátima foi anunciado como a sede do IFRS. Disse que, desde então, a reitoria do instituto já assinou seis termos aditivos, prorrogando as datas de entrega dos prédios.

Ele destacou, ainda, que faltam duas semanas para o término do contrato, sendo que a obra ainda não está concluída. Ficou agendada, para o próximo dia 17 de janeiro, uma reunião com a reitoria e a construtora, para que sejam definidos os rumos da obra, apontou.

No documento, os comunistas enfatizam que, nos prédios em construção, estão armazenados diversos equipamentos para aulas práticas, como computadores sem utilização. Segundo os vereadores, esse material corresponde ao valor de R$ 2 milhões.

Bueno apontou que, enquanto a sede do IFRS não fica pronta, o instituto atua em prédios alugados, que custam R$ 17 mil reais mensais. Lamentou o fato de que, desde 2008, muitos alunos não tivessem conseguido se formar, em função do adiamento das obras.

De acordo com Henrique, o atual prédio abriga 430 alunos. Afirmou que a nova sede deverá atender até 1,2 mil alunos.

Para o vereador Mauro Pereira/PMDB, na maior parte dos casos, as empreiteiras ganham a licitação com um valor muito baixo e, depois, não conseguem dar prosseguimento às obras. Conforme ele, a obra do IFRS tem um embargo do Ministério do Trabalho, por não estar seguindo algumas normas de segurança, no local.

Para o vereador Jaison Barbosa/PDT, há falhas na fiscalização das obras. Os vereadores Flávio Cassina/PTB e Guila Sebben/PP também lamentaram o adiamento da construção da nova sede do instituto.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Não Votou

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Ausente

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Ausente

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Ausente

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Não Votou

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Ausente

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Ausente

JÓ ARSE PDT Não Votou

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Ausente

RAFAEL BUENO PCdoB Não Votou

RAIMUNDO BAMPI PSB Não Votou

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Ausente

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Ausente

ZORAIDO DA SILVA PTB Não Votou

15/01/2013 - 19:57
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo