Voltar para a tela anterior.

Conheça o primeiro negro a presidir a Câmara Municipal

O caxiense Edson da Rosa está no terceiro mandato como vereador


Edson Paulo Theodoro da Rosa é o primeiro negro a presidir a Câmara Municipal de Caxias do Sul. Nasceu em Caxias do Sul, em 21 de junho de 1964. Filho de Hermelydes Conceição da Rosa e Erony José Teodoro da Rosa, é casado com Marivane Bonatto da Rosa e pai de Jéssica, Isadora e Sara. Em 2004, foi eleito vereador com 2.742 votos, sendo o primeiro parlamentar negro titular no Legislativo caxiense. Conquistou a reeleição em 2008 e 2012, obtendo 3.623 votos no último pleito eleitoral, que lhe conduziu ao terceiro mandato consecutivo, na Casa.

O peemedebista concluiu o ensino superior em ciências contábeis, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e ampliou seus estudos com uma pós-graduação em marketing. Ele passou a integrar o movimento Emaús, vinculado à igreja Católica, em 1983. No grupo religioso, cursou a primeira escola de fé, política e trabalho e teologia para leigos, na Catedral Diocesana.

O parlamentar assumiu a Secretaria Municipal da Educação, depois de convite do ex-prefeito José Ivo Sartori, entre 2009 e 2011. Ele retornou ao Legislativo caxiense em 2012, para presidir a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo, pela terceira oportunidade.

01/01/2013 - 23:44
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo