Voltar para a tela anterior.

Amábile Stedile é Cidadã Caxiense

A homenageada tem se destacado pelo empreendedorismo


O reconhecimento ao empreendedorismo de Amábile Zanandrea Stedile, de 97 anos de idade, foi a tônica da sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta terça-feira (04/12), no plenário do Legislativo. Ela recebeu o título de Cidadã Caxiense. O presidente em exercício da Casa, Renato Oliveira, conduziu a cerimônia.

Proponente da homenagem, o vereador Francisco Spiandorello/PSDB destacou a história de grandeza e determinação de Amábile. Trata-se de um exemplo de mulher forte, corajosa e empreendedora, observou. O parlamentar lembrou que, junto com o marido, Francisco Stedile, falecido há seis anos, Amábile se dedicou a conduzir empresas. Acrescentou que a trajetória da homenageada serve como estímulo, para a indústria local.

Após receber o diploma de Cidadã Caxiense, Amábile fez um breve agradecimento e recebeu um buquê de flores de familiares. Ela também recebeu a saudação do bispo emérito de Erechim, Dom Gerônimo Zanandrea.

A responsável pela Coordenadoria da Mulher do município, Linéia Grazziotin, transmitiu os cumprimentos da prefeita em exercício Geni Peteffi e do prefeito José Ivo Sartori. Para ela, Amábile entra para o rol de mulheres empreendedoras da história de Caxias do Sul, ficando ao lado de Ana Rech e da ex-vereadora Ester Troian Benvenutti, entre outras personalidades.

Amábile Zanandrea Stedile nasceu em 28 de novembro de 1915, em Flores da Cunha. Trabalhou na colônia, junto com os seus pais. Aos 15 anos de idade, passou a lecionar na escola da região. Aos 25 anos, se casou com Francisco Stedile, reconhecido empresário da Serra, com quem teve cinco filhos.

04/12/2012 - 21:46
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo