Voltar para a tela anterior.

Informatização das UBS deverá facilitar o agendamento de consultas por telefone

A Secretaria da Saúde anunciou a fase final do futuro sistema


A informatização total das unidades básicas de saúde (UBS) deverá permitir o cumprimento da lei que prevê o agendamento de consultas, por telefone, para idosos e pessoas com deficiência. O anúncio foi feito pela diretora do Núcleo de Educação Permanente dos Profissionais da Saúde, Marta Fatore, em reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, na tarde desta quinta-feira (08/11). Disse que a implantação do sistema de informática já se encontra na fase final, mas que ainda não existe prazo definido para a prática total da legislação.

Marta destacou que, desde a promulgação da lei, em 11 de novembro de 2011, a Secretaria Municipal da Saúde está realizando o cadastramento dos pacientes de cada unidade. Segundo ela, aquele sistema permitirá ao paciente receber uma mensagem de texto, no telefone celular, com a confirmação do agendamento. Afirmou que o gasto estimado com a aquisição dos novos equipamentos de tecnologia será de R$ 2 milhões. Informou que, atualmente, os usuários cadastrados nos postos de saúde são beneficiados com o agendamento de consultas por telefone.

Questionado sobre o serviço de radioterapia para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que, desde agosto deste ano, está sendo deslocado para o hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, o assistente jurídico da secretaria, Sezer Cerbaro, fixou em 91 o número de pacientes já atendidos. De acordo com ele, desses, 15 concluíram o tratamento e 23 desistiram. A espera pelo atendimento pode chegar a 45 dias. Cerbaro citou que o hospital se comprometeu em abrir um 4º turno de atendimento, a fim de reduzir a fila de espera, pelo tratamento radioterapêutico.

Na sessão ordinária, o presidente da Comissão de Saúde da Casa, vereador Renato Oliveira/PC do B, repercutiu o encontro. Salientou que, em outra reunião, pré-agendada para as 15 horas do dia 22 de novembro, representantes da secretaria da Saúde apresentarão o sistema que será implantado nas UBS, com os detalhes sobre o funcionamento.

O vereador Daniel Guerra/PSDB lamentou a ausência da secretária da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi. O parlamentar se mostrou preocupado. Para ele, a única informação concreta que recebeu, na reunião, se referiu à abertura de um 4º turno de atendimento, para pacientes da radioterapia, em Bento.

Para o vereador Vinicius Ribeiro/PDT, a rede particular de saúde apresenta tantos problemas quanto a pública. A vereadora Ana Corso/PT salientou que a média de repasse, do Executivo municipal para a área da saúde, nos últimos oito anos, é de 17,32% e não de 20%, como, segundo ela, o governo anuncia.

Além do presidente Renato e de Guerra, participaram da reunião os vereadores Mauro Pereira/PMDB e Pedro Incerti/PDT.

Integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente os parlamentares Renato Oliveira/PC do B (presidente), Ana Corso/PT, Francisco Spiandorello/PSDB, Mauro Pereira/PMDB e Pedro Incerti/PDT.

08/11/2012 - 19:18
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo