Voltar para a tela anterior.

Alunas da Escola Arnaldo Ballvê se apresentam no Legislativo

Dança, música e poesia integram o projeto da instituição


As celebrações farroupilhas do Legislativo caxiense foram marcadas, na tarde desta quarta-feira (18/09), pela apresentação de integrantes de projeto social da Escola Municipal Arnaldo Ballvê, do bairro Santa Lúcia. A professora Cátia Matias, o voluntário Miguel Rodrigues e as alunas Geisiane e Kauani tocaram violão, acordeon e cantaram músicas tradicionalistas.

A equipe faz parte do centro de tradições gaúchas (CTG) Renascer das Tradições, administrado pelo conselho de pais e mestres da escola. Segundo Cátia, 45 alunos participam do projeto, que ocorre duas vezes por semana, no turno inverso ao da aula. A iniciativa existe desde 1985, com oficinas de dança, música e poesia para crianças e adolescentes.

A comemoração alusiva ao dia 20 de setembro de 1835 remonta ao início da Guerra dos Farrapos, conflito que durou até 1º de março de 1845, data do acordo de Ponche Verde. Os gaúchos demonstravam insatisfações políticas e econômicas em relação ao Império da época. Não concordavam com os impostos cobrados sobre charque, couros e erva-mate. Em contrapartida, produtos importados da Argentina e do Uruguai recebiam incentivos do governo central.

Além de servidores da Casa, estiveram presentes os vereadores Pedro Incerti/PDT e Renato Oliveira/PCdoB.

18/09/2012 - 16:48
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo