Voltar para a tela anterior.

Câmara recebe a visita da escola Basílio Tcacenco

Vinte e seis alunos do EJA conheceram o Legislativo


Conhecer o funcionamento do poder Legislativo foi o que trouxe 26 alunos da escola municipal Basílio Tcacenco à Câmara Municipal de Caxias do Sul, na noite desta segunda-feira (17/09). Os estudantes, inseridos nas turmas da educação de jovens e adultos (EJA), receberam orientações do presidente da Comissão de Educação da Casa, vereador Edson da Rosa/PMDB. O modelo EJA proporciona educação complementar em período menor, para pessoas que não tenham concluído os estudos, de maneira formal.

O presidente da comissão detalhou um pouco da rotina da Câmara. Explicou as funções do Legislativo, de administrar, fiscalizar e legislar. De acordo com Edson, os jovens precisam compreender a função decisiva da aprovação de leis, capazes de influenciarem no cotidiano da população.

Os alunos puderam comparecer ao plenário, à sala das comissões, ao espaço cultural Mário Crosa, entre outros setores que constituem o prédio da instituição. Eles também receberam uma cartilha que explica as peculiaridades do poder em questão.

Os professores responsáveis procuraram instigar questionamentos voltados à tramitação de projetos de lei, tanto de autoria do Executivo quanto dos próprios vereadores. Os estudantes também tiraram dúvidas com relação às prerrogativas legais do parlamentar, para apresentar determinadas propostas.

Entre os docentes, acompanharam a turma a diretora, Márcia Márcia Magrin, a coordenadora pedagógica, Zilda Lazzarotto, e profissionais do EJA, incluindo Jucemara Amaro, Daniela Alessandrini, Ivanete Inês, Humberto de Freitas, Rosane Canuto.

Além do presidente Edson, integram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo os vereadores Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Felipe Gremelmaier/PMDB e Pedro Incerti/PDT.

17/09/2012 - 21:48
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo