Voltar para a tela anterior.

Semana Farroupilha é aberta oficialmente no Legislativo caxiense

A prefeita em exercício Geni Peteffi prestigiou o ato


A Câmara Municipal de Caxias do Sul deu início oficial, na tarde desta quinta-feira (13/09), aos festejos da Semana Farroupilha. Até o próximo 19 de setembro, diariamente, ocorrerão atividades culturais no espaço Mário Crosa, do Legislativo caxiense. Dezenas de autoridades e servidores cantaram músicas gauchescas, em alusão ao 20 de setembro, data em que se comemora o início da Guerra dos Farrapos (1835-1845).

O 2º vice-presidente da Casa, Francisco Spiandorello, fez a saudação inicial. Destacou a mobilização de todos os servidores, no sentido de valorizar o espírito amigo do gaúcho. Em seguida, chegaram a prefeita em exercício do município, Geni Peteffi, e o presidente em exercício do Legislativo, Renato Oliveira.

O público pôde acompanhar interpretações de compositores do tradicionalismo gaúcho, como César Passarinho. O vereador Pedro Incerti/PDT ficou ao microfone e ao violão. Coube ao estagiário Leonardo Comin tocar acordeon. Coordenador artístico das atividades, o servidor João Mendes executou declamações poéticas.

As ações estão acontecendo em um rancho instalado junto às dependências da Câmara. Tradicionalmente, a semana era comemorada nos pavilhões da Festa da Uva. Entretanto, neste ano, as celebrações se restringiram ao âmbito interno, devido a determinações da Justiça Eleitoral. Conforme Renato Oliveira, a medida busca preservar a exposição midiática dos atuais vereadores, no período.

A comemoração alusiva ao dia 20 de setembro de 1835 remonta ao início da Revolução Farroupilha, conflito que durou até 1º de março de 1845, data do acordo de Ponche Verde. Os gaúchos demonstravam insatisfações políticas e econômicas em relação ao Império da época. Não concordavam com os impostos cobrados sobre charque, couros e erva-mate. Em contrapartida, produtos importados da Argentina e do Uruguai recebiam incentivos do governo.

Os vereadores Alaor de Oliveira/PMDB e Elói Frizzo/PSB também prestigiaram o ato. O diretor-geral da Casa, Daiton Fonseca, expôs fotos de sua autoria, com passagens da rotina do chamado homem do campo.

13/09/2012 - 17:14
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo