Voltar para a tela anterior.

Geni Peteffi convida para a Semana Farroupilha

As atividades internas ocorrerão de 13 a 19 de setembro


O tradicionalismo gaúcho esteve em evidência, na Câmara Municipal de Caxias do Sul, ao longo da tarde desta quinta-feira (30/08). A presidente do Legislativo caxiense, Geni Peteffi, reforçou o convite para a comunidade participar da Semana Farroupilha, que irá acontecer no espaço cultural Mário Crosa, de 13 a 19 de setembro.

Um grupo de funcionários visitou as dependências da Casa declamando poesias gauchescas. Na oportunidade, destacaram a importância da participação dos funcionários, nos eventos. A comissão interna é formada pela relações públicas Aline Haas, o gaiteiro Leonardo Comin e o declamador João Mendes.

Geni ressaltou que as apresentações gaúchas, realizadas por servidores do Legislativo, acontecerão em um rancho instalado junto às dependências da Câmara. Relatou que a semana, tradicionalmente, era comemorada nos pavilhões da Festa da Uva. Entretanto, apontou que, neste ano, as comemorações serão internas, em função de determinações da Justiça Eleitoral. A presidente detalhou que a medida busca preservar a exposição midiática dos atuais vereadores, no período.

A celebração alusiva ao dia 20 de setembro de 1835 remonta ao início da Revolução Farroupilha, conflito que durou até 1º de março de 1845, data do acordo de Ponche Verde. Os gaúchos demonstravam insatisfações políticas e econômicas em relação ao Império da época. Não concordavam com os impostos cobrados sobre charque, couros e erva-mate. Em contrapartida, produtos importados da Argentina e do Uruguai recebiam incentivos do governo.

30/08/2012 - 15:33
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo