Voltar para a tela anterior.

Prefeitura responderá sobre remoção habitacional na Rota do Sol

O documento de Beltrão passou pela aprovação do plenário


A situação de moradia de dezenas de famílias, alojadas no quilômetro 71 da Rota do Sol, motivou uma solicitação de informações do vereador Rodrigo Beltrão/PT. O requerimento recebeu aprovação unânime dos parlamentares, na sessão ordinária desta quinta-feira (16/08), e será encaminhado ao Executivo, que terá 30 dias para responder às solicitações. Cerca de dez moradores da localidade acompanharam o debate, no plenário da Câmara.

Beltrão revelou que a Secretaria Municipal da Habitação pretende transferir os residentes para o loteamento São Genaro. Entretanto, ele cobrou prazos da prefeitura, para a execução da remoção. Referiu que se a resposta da administração municipal for insatisfatória, ele pretende enviar as queixas para o Ministério Público.

Segundo o petista, os moradores sofrem com a ausência de infraestrutura, condições insalubres e atropelamentos fatais, devido à proximidade com a rodovia. Relatou que as famílias estão cadastradas em programas habitacionais, gerenciados pela prefeitura, e aguardam por novas residências, em outra localidade. A manifestação foi compartilhada pelos parlamentares petistas Ana Corso e Vitor Hugo Gomes.

O vereador Mauro Pereira/PMDB ponderou que o município tem atuado na pasta, em conjunto com o programa federal Minha Casa Minha Vida. Ressaltou que, enquanto o governo nacional arca com as verbas para construção de apartamentos populares, a esfera municipal cede terrenos para a instalação dos condomínios.

O peemedebista apontou que 400 apartamentos foram entregues na cidade, na atual gestão. Sugeriu que as famílias agendem uma audiência com a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Maria de Lurdes Grison, para a resolução das pendências habitacionais. O pronunciamento recebeu apoio dos vereadores Francisco Spiandorello/PSDB e Pedro Incerti/PDT.

Na sequência, o vereador Renato Nunes/PRB destacou que o município apresenta problemas recorrentes na pasta. Para ele, o governo federal atua sozinho na resolução da falta de moradias, na região. A opinião encontrou coro comum junto ao vereador Guiovane Maria/PT.

 O documento indaga a existência de projeto para a recolocação dos residentes. De acordo com o texto, em caso positivo, a administração pública deve enviar prazos e identificação do novo local, para remoção. Solicita, ainda, esclarecimentos sobre iniciativas do poder público, para a resolução dos referidos problemas, enfrentados pela população. O acesso à rede elétrica e à água, na área, também foi abordado.

 

ALAOR MICHELS DE OLIVEIRA PMDB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FRANCISCO DE ASSIS SPIANDORELLO PSDB Sim

GENI PETEFFI PMDB Não Votou

GUIOVANE MARIA PT Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Presente

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VINICIUS DE TOMASI RIBEIRO PDT Sim

VITOR HUGO GOMES PT Sim

16/08/2012 - 19:30
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo