Voltar para a tela anterior.

Privacidade dos clientes de bancos deverá ser garantida pelas instituições

O Legislativo aprovou matéria prevendo alterações no Código de Posturas


A alteração no Código de Posturas do Município, aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta quarta-feira (15/08), visa à proteção e à segurança dos clientes dos bancos caxienses. De autoria do vereador Vinicius Ribeiro/PDT, o projeto sugere a colocação de cortinas ou adesivos junto às fachadas das agências bancárias, para resguardar a privacidade dos clientes. Para entrar em vigor, a matéria depende da sanção do prefeito municipal.

Para Vinicius, a medida auxiliará na prevenção de assaltos e furtos, nas proximidades de bancos e caixas eletrônicos. Demonstrou preocupação com as possibilidades de acesso visual às transações de usuários, o que, segundo ele, facilita a ação de criminosos.

Na mesma linha, o vereador Mauro Pereira/PMDB incentivou que os bancos cumpram as adequações. De acordo com o peemedebista, o cliente deve ser protegido durante as suas operações financeiras. Referiu que o projeto deveria se expandir para as lotéricas, estabelecimentos que atuam de forma terceirizada, para as instituições financeiras.

O vereador Francisco Spiandorello/PSDB sugeriu maior utilização de cartões de crédito e débito, como forma de garantir a segurança da população. A opinião foi compartilhada pelos parlamentares Alaor de Oliveira/PMDB e Pedro Incerti/PDT.

Na sequência, o vereador petista Guiovane Maria/PT referiu que os assaltos a terminais eletrônicos têm aumentado nos últimos meses. Criticou a utilização de carros-fortes, no transporte de quantias monetárias. Para o petista, a situação apresenta riscos para a população e os profissionais envolvidos. A manifestação recebeu o apoio do vereador Vitor Hugo Gomes/PT.

A proposição busca alterar o capítulo do Código de Posturas que trata dos estabelecimentos bancários. Acrescenta a determinação de que agências, postos de serviços e caixas eletrônicos sejam obrigados a resguardarem a privacidade de seus usuários, em relação às pessoas que passarem em frente ao estabelecimento. As agências poderão utilizar quaisquer recursos para cumprir a determinação.

 

ALAOR MICHELS DE OLIVEIRA PMDB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FRANCISCO DE ASSIS SPIANDORELLO PSDB Sim

GENI PETEFFI PMDB Presente

GUIOVANE MARIA PT Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Ausente

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não Votou

VINICIUS DE TOMASI RIBEIRO PDT Sim

VITOR HUGO GOMES PT Sim

15/08/2012 - 19:37
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo