Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense celebra os 30 anos do Neeja

O órgão atua na qualificação de excluídos do processo educacional


As três décadas de aniversário do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Caxias do Sul (Neeja) foram motivo de celebração da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A sessão solene foi realizada na noite desta quinta-feira (09/08), no plenário do Legislativo. A presidente da Casa, Geni Peteffi, conduziu a cerimônia.

Proponente da homenagem, a vereadora Ana Corso/PT salientou o fato de o órgão atuar na qualificação de pessoas excluídas do processo educacional. Ressaltou que o Neeja possibilita educação àqueles que não tiveram acesso aos ensinos fundamental e médio, pelos métodos tradicionais. Atentou, ainda, para o compromisso de encarar o desafio de praticar um ensino público de qualidade.

Após receber a placa do Legislativo, a diretora do Neeja, Neide Fabian, relatou um pouco do histórico da instituição. Inaugurado em 12 de agosto de 1982, o projeto era chamado de Núcleo de Orientação de Ensino Supletivo (NOES), com a função de preparar interessados em realizar provas de exames supletivos.

A responsável pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Márcia Fernandes, destacou a meta educacional do órgão homenageado. Para ela, a inclusão no ensino precisa ser feita a qualquer tempo, independentemente da idade.

A secretária municipal da Educação, Jaqueline Bernardi, transmitiu os cumprimentos do prefeito José Ivo Sartori. Enfatizou que o município seguirá apoiando a iniciativa do Neeja.

A cronologia do Neeja também remonta a 1985, quando foi criado o Centro de Estudos Supletivos (CES) que, além de orientar os alunos que pretendiam fazer os exames supletivos, iniciou o fornecimento de certificação do ensino fundamental e médio, embasado em uma nova metodologia de ensino.

A partir de 13 de outubro de 1995, passou a ser Centro Estadual de Ensino Supletivo (CEES), sendo um dos sete centros do estado. Em janeiro de 2002, o CEES acabou denominado Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos.

09/08/2012 - 20:54
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo