Voltar para a tela anterior.

Aprovada a criação do Dia do Ferramenteiro

Agora, a proposta segue para a sanção do prefeito municipal


Os profissionais metalúrgicos que trabalham no desenvolvimento e na produção de ferramentas e peças poderão ter uma data comemorativa à profissão, em Caxias do Sul. A criação do Dia do Ferramenteiro, a ser comemorado em 31 de maio, foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta quarta-feira (20). Para vigorar, a medida depende da sanção do prefeito municipal.

Autor da proposta, o vereador Guiovane Maria/PT disse acreditar que o ferramenteiro é o profissional mais completo da metalurgia braçal. A categoria se divide em setores, conforme explicou o petista. O ferramenteiro de corte fabrica dobras ou repuxos, que serão utilizados em chapas de aço, cobre, latão e demais materiais metálicos. Há, ainda, de acordo com o parlamentar, o ferramenteiro que atua na área de moldes plásticos e o de moldes de injeção de não ferrosos.

O vereador Marcos Daneluz/PT saudou a iniciativa de Guiovane, que já foi ferramenteiro. Para o vereador Mauro Pereira/PMDB, é preciso reconhecer o trabalho dos profissionais que atuam nos bastidores da indústria, fazendo os moldes, por exemplo, como os ferramenteiros.

Guiovane também destacou que o Brasil, na década de 1950, sofria com a falta de ferramenteiros, sendo que os poucos profissionais existentes eram muito disputados. Em 1960, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) inaugurou o seu primeiro curso de ferramenteira, na escola Roberto Simonsen, em São Paulo.

 

ALAOR MICHELS DE OLIVEIRA PMDB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FRANCISCO DE ASSIS SPIANDORELLO PSDB Sim

GENI PETEFFI PMDB Presente

GUIOVANE MARIA PT Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

MARCOS ANTONIO DANELUZ PT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VINICIUS DE TOMASI RIBEIRO PDT Sim

20/06/2012 - 21:02
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo