Voltar para a tela anterior.

Câmara comemora o aniversário de Caxias do Sul

A data marca os 122 anos de emancipação política do município


Os 122 anos da emancipação política de Caxias do Sul foram comemorados na tarde desta quarta-feira (20/06), em homenagem, no plenário da Câmara Municipal. Em nome da Casa, o secretário da Mesa Diretora da Casa, vereador Alaor de Oliveira, destacou as belezas naturais e o potencial econômico da cidade. Temos que resgatar a saga dos pioneiros que, com ousadia e coragem, deram grande passo para a construção e o desenvolvimento da nossa querida Caxias, lembrou.

Após a exibição de vídeo que retratou um pouco da história caxiense, a deputada estadual Maria Helena Sartori/PMDB ressaltou o crescimento da cidade e o papel fundamental dos colonizadores. Para ela, a saga do imigrante, que veio para a cidade e venceu, ficou marcada, também, para aqueles que, hoje, migram para Caxias.

O prefeito municipal José Ivo Sartori frisou o papel fundamental de cada cidadão, no desenvolvimento de Caxias. Recordou a trajetória de lutas e esperança dos primeiros imigrantes a se instalarem na região. De acordo com ele, essas pessoas mostraram que é o trabalho o que modifica a realidade.

Com pouco menos de dez mil habitantes, Caxias deixou de ser o 5º distrito de São Sebastião do Caí em 20 de junho de 1890. No mesmo ano, foi criada uma junta administrativa, responsável pelo destino do município, nos primeiros anos.

Pela emancipação, surgiu a sede Santa Tereza. A população passou a pagar os impostos no município, sem precisar se deslocar até São Sebastião, viagem que chegava a levar mais de um dia. Em seguida, o município passa a se chamar Caxias do Sul. A elevação à categoria de cidade viria a ocorrer em 1910.

20/06/2012 - 18:08
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo