Voltar para a tela anterior.

Comissão de Direitos Humanos traz palestra dedicada às mulheres

Palestrantes apresentaram questões relacionadas ao aborto


A programação para comemorar os 25 anos da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança contou com a presença da médica ginecologista Sônia Madi na palestra ocorrida nesta sexta-feira (04). Com o tema 'Sexualidade feminina Verso e Diverso', Sônia Madi, que coordena o Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual do Hospital Geral, explicou itens relacionados ao aborto.

Entre os destaques apontados, Sônia salientou que apesar de ser contra o aborto, é um direito das mulheres, pois o Brasil é um estado laico. Criminalizar o aborto não significa que não vão mais abortar. Não criminalizar faz com que as mulheres não morram. Sônia afirmou que o aborto é uma questão de saúde pública e explicou que existe disparidades como o aborto seguro estar possibilitado apenas às mulheres de classe média. As mulheres que não têm condições devem arriscar-se ao abortamento inseguro, são essas que morrem, que sofrem por infecção, hemorragia, traumas físicos e químicos. A questão não é ser a favor ou contra porque não acredito que alguém seja a favor.

A militante da Marcha Mundial de Mulheres Claudia Prates argumentou que a clandestinidade condena as mulheres pobres a recorrer às práticas inseguras. O movimento feminista defende que as mulheres devem decidir sobre suas vidas. Somos a favor da legalização e não da prática inconsequente. Claudia Prates citou que muitas mulheres sentem-se culpadas por sentirem pressões de igrejas e meios de comunicação.

A Presidente do CONDIM Mônica Montanari afirmou que a violência sexual é o ato mais atroz que uma mulher pode sofrer. A Vereadora Ana Corso/PT, presidente da Comissão, disse que a maior preocupação é com a saúde pública. Somos defensores da vida das mulheres.

Na próxima segunda-feira (07), às 19h no Anfiteatro, haverá a palestra do Coordenador Geral de Democratização do Acesso à Justiça, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça Marcelo Sgarbossa abordando 'Acesso à Justiça como Direito Humano'. Dentro da Mostra de filmes, no dia sete tem 'Justiça' com roteiro e direção de Maria Augusta Ramos às 17h. No dia oito 'Janela da Alma' de João Jardim e Walter Carvalho será exibido às 20h e no dia nove 'Batismo de sangue' de Helvécio Ratton às 20h. Todos poderão ser conferidos na Sala de Cinema Ulysses Geremia no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. As atividades da Semana dos Direitos Humanos prosseguem até o dia 11 de dezembro.

 

 

04/12/2009 - 21:08
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo