Voltar para a tela anterior.

Abertas as inscrições para o projeto Vereador por um Dia

Escolas estaduais, municipais e particulares têm até 11 de julho


A Câmara Municipal de Caxias do Sul acaba de abrir as inscrições para o projeto Vereador por um Dia. Até o próximo dia 11 de julho, escolas estaduais, municipais e particulares da cidade poderão se inscrever. Após o término do prazo, a Comissão de Educação da Casa promoverá, em 16 de julho, às 14h, no Legislativo, o sorteio dos 17 colégios que participarão da sessão ordinária simulada, em 22 de outubro.

As inscrições são feitas junto ao setor de Relações Públicas, com Rejane Lizot, pessoalmente ou pelo telefone: (54) 3218-1695. O endereço de e-mail é: rp@camaracaxias.rs.gov.br.

De acordo com o presidente da Comissão de Educação, vereador Edson da Rosa/PMDB, cada instituição sorteada indicará um aluno mediante seleção interna, a ocorrer em setembro. Ele sugere que, ao longo de setembro, os professores estimulem debates internos entre os alunos candidatos, com temas de interesse da comunidade escolar. O parlamentar destaca que a comissão poderá acompanhar esse processo diretamente, nas escolas, por meio de agendamento.

Edson também ressalta que a rede de ensino precisa se apropriar das características e das funções do poder Legislativo. É fundamental que haja uma constante formação de líderes estudantis que participem da vida política do município, observa.

A lei, que regulamenta o projeto, existe desde 30 de junho de 1999, sendo de autoria do ex-vereador Waldemar Jones Biglia/PDT. Em 7 de novembro de 2001, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT propôs alteração à proposta, que foi aprovada. Desde então, passaram a ser contempladas as escolas de Ensino Médio.

Além do presidente Edson, integram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo os vereadores Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Felipe Gremelmaier/PMDB e Pedro Incerti/PDT.

13/06/2012 - 16:29
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo