Voltar para a tela anterior.

Apreciada a criação do Dia do Ferramenteiro

Os profissionais são responsáveis pela produção e manutenção de ferramentas


Os profissionais metalúrgicos que trabalham no desenvolvimento e na produção de ferramentas e peças poderão ter uma data comemorativa à profissão, no âmbito de Caxias do Sul. A criação do Dia do Ferramenteiro, a ser comemorado em 31 de maio, foi apreciada na sessão ordinária desta terça-feira (12).

Autor da proposta, o vereador Guiovane Maria/PT disse acreditar que o ferramenteiro é o profissional mais completo da metalurgia braçal. A categoria se divide em setores, conforme explicou o petista. O ferramenteiro de corte fabrica dobras ou repuxos, que serão utilizados em chapas de aço, cobre, latão e demais materiais metálicos. Há, ainda, de acordo com o parlamentar, o ferramenteiro que atua na área de moldes plásticos e o de moldes de injeção de não ferrosos.

Guiovane também destacou que o Brasil, na década de 1950, sofria com a falta de ferramenteiros, sendo que os poucos profissionais existentes eram muito disputados. Em 1960, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) inaugurou o seu primeiro curso de ferramenteira, na escola Roberto Simonsen, em São Paulo.

12/06/2012 - 20:58
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo