Voltar para a tela anterior.

Caxias do Sul poderá ter o Dia Municipal do Rock

A Comissão de Legislação Participativa discutirá com a Secretaria da Cultura


A possibilidade de Caxias do Sul ter o Dia Municipal do Rock foi discutida na noite desta segunda-feira (11/06), em reunião, realizada no plenário da Câmara. O sócio-fundador do Clube do Rock, Leandro Barbosa, e entusiastas locais do gênero musical apresentaram a proposta à Comissão de Legislação Participativa e Comunitária. Sensível ao tema, a presidente da comissão, vereadora Denise Pessôa/PT, garantiu que convidará a Secretaria da Cultura para, em novo encontro, dar sequência à ideia do projeto.

A partir da experiência no Clube do Rock, sediado em Salvador, na Bahia, Barbosa enfatizou o valor dessa cultura, na luta contra preconceitos. Disse que, naquela cidade, ficou definido o 28 de junho como o Dia do Rock, por ser a data de nascimento do falecido cantor Raul Seixas.

Ele comentou que, depois de aprovada na Câmara Federal, uma lei para estabelecer a comemoração, em âmbito nacional, segue tramitando pelo Senado. Destacou, ainda, que a celebração também serve para promover palestras e oficinas nas escolas, com enfoque voltado ao combate às drogas.

Os vereadores Ana Corso/PT e Gustavo Toigo/PDT declararam-se apaixonados pelo rock and roll e favoráveis à criação de data específica. Mais cauteloso, o vereador Daniel Guerra/PSDB pediu que a comissão ouça a Secretaria da Cultura, a fim de avaliar a situação de todos os gêneros musicais praticados na cidade. Denise atentou que, ano passado, quando da aprovação da lei da Semana do Hip-Hop, de sua autoria e já em vigor, houve artigo prevendo comissão paritária para organizar atrações.

Em nível mundial, desde 1985, celebra-se o 13 de julho como o Dia do Rock. O Rio Grande do Sul ainda não possui uma data local para essa comemoração.

Além da presidente Denise, integram a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária os vereadores Ana Corso/PT, Daniel Guerra/PSDB, Renato Nunes/PRB e Rodrigo Beltrão/PT.

11/06/2012 - 21:01
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo